sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Frente fria deixa Brasil em alerta; há risco de tornados na região Sul


Uma grande e forte frente fria associada a uma intensa massa de ar frio, de origem polar, e a um ciclone extratropical passa sobre o Brasil entre os dias 24 e 27 de agosto de 2018, causando risco até de tornados na região Sul do país. É o que informa o Instituto Meteorológico Clima Tempo.

“Esta frente fria tem potencial para provocar queda da temperatura muito acentuada em pouco tempo. Em 24 horas, a temperatura poderá cair mais de 10°C em muitas áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e até em áreas da Região Norte”, diz o site.

Risco de tornado

De acordo com o Clima Tempo, há um risco de formação de tornado no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul durante o dia 24 de agosto, sexta-feira. As regiões com maior probabilidade de ocorrência do fenômeno seriam o norte/noroeste do Rio Grande do Sul, o centro e oeste de Santa Catarina, o oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.

Ventania

A passagem de nuvens carregadas da frente fria, a presença do ciclone extratropical no litoral da Região Sul do Brasil e o grande contraste de temperatura e de pressão atmosférica que ocorre nos próximos dias aumenta a velocidade do vento. Rajadas de vento muito fortes, de ordem de 80 km/h a 100 km/h devem ocorrer no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul. Outras áreas do Centro-Oeste, no Sudeste e no sul da Região Norte, as rajadas pode alcançar velocidades da de 60 km/h a 85 km/h.

Chuva forte e granizo

Nuvens bastante carregadas se formam com a passagem desta grande frente fria que avança sobre o Brasil nos próximos dias. Há risco de temporais, com chuva forte em pouco tempo, podendo causar alagamentos repentinos, além de raios e até granizo. O risco de granizo é maior no Sul do Brasil, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.]

Frio intenso e temperatura abaixo de zero

Durante os dias de atuação da forte massa de ar polar que se espalha sobre o Brasil, a temperatura volta a ficar abaixo de zero em áreas dos três estados da Região Sul do Brasil entre os dias 25 e 28 de agosto 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário