[Fechar]

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Sicredi Planalto das Águas realiza Assembleia Geral Extraordinária

Representantes dos núcleos de associados aprovaram resolução do Banco Central do Brasil que prevê instituições financeiras cooperativas a gerir recursos de entes públicos. Muitas cidades serão beneficiadas


Nessa sexta-feira (13/07) a Sicredi Planalto da Águas PR/SP reuniu seus delegados de núcleos para aprovação de início de relacionamento com os Municípios, integrantes da área de ação da cooperativa. A partir da Lei Complementar 161 de janeiro de 2018 e a Resolução 4.659 publicada pelo Banco Central do Brasil (BCB) em abril de 2018, prefeituras, órgãos dependentes e empresas controladas por elas foram autorizadas a movimentar e gerir recursos junto às instituições financeiras cooperativas. Antes da Lei Complementar, as transações de prefeituras só podiam ser realizadas por meio de bancos oficiais com controle parcial ou total do governo.
A operacionalização da relação entre cooperativas de crédito e prefeituras ainda está sendo estudada e desenvolvida, mas já representa um grande avanço na área. Isso porque, em centenas de cidades do País, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes. “Em mais de 200 municípios brasileiros o Sicredi é a única instituição financeira em atividade. Mais do que oferecer uma alternativa de serviços financeiros, esse passo representa para muitas cidades um melhor desenvolvimento econômico, já que prefeituras e servidores públicos não precisarão mais depender do deslocamento para outras cidades para ter acesso aos serviços financeiros”, explica o presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Adilson Primo Fiorentin.

Outro benefício desta relação está diretamente ligado à comunidade, já que as cooperativas de crédito têm como foco impactar positivamente as regiões onde está presente. Os resultados positivos gerados pela movimentação financeira nas cooperativas retornam ao associado e, por consequência, para a comunidade onde ele vive. "É como um ciclo virtuoso: o recurso captado numa praça é reinvestido na mesma região, dinamizando a economia local. Imagine que hoje, em centenas de locais do País, servidores públicos são obrigados a se deslocar para outros lugares para sacarem seus salários, pois a prefeitura não pode ter a conta numa instituição financeira cooperativa. Uma parte deste recurso acaba sendo utilizado na cidade em que foi sacado, é uma tendência natural das pessoas. Agora, sem esta restrição, vamos possibilitar que os recursos potencializem ainda mais a economia local", destaca Adilson.

Presente em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.500 agências e 3,8 milhões de associados, o Sicredi fechou 2017 com crescimento de 20%, e um resultado de R$ 2,35 bilhões. Para 2018, a previsão de crescimento permanece em 20%, além de um investimento de R$ 404 milhões durante o ano, para abertura de agências e modernização de sistemas.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.


Michael Bueno
Comunicação e Marketing
Sicredi Planalto das Águas PR/SP
Superintendência Regional – Guarapuava / PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade