[Fechar]

terça-feira, 8 de maio de 2018

Saúde promove Dia D da Vacina contra gripe neste sábado

Em Turvo, a campanha será realizada no dia 19 de maio



A Secretaria de Estado da Saúde promove neste sábado (12) o Dia D da vacinação contra a gripe. A campanha acontece em todos os 399 municípios do Paraná e segue até o dia primeiro de junho. Na Campanha 2017, o Paraná bateu a meta de vacinação, imunizando 2,7 milhões de paranaenses.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que neste sábado todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem buscar os locais de vacinação, principalmente aqueles com dificuldade de acesso durante a semana.

“O Dia D é uma grande oportunidade de mobilização e do alcance da meta de completar 90% de cobertura vacinal do público prioritário. Chamamos todos os paranaenses que reservem um espaço no sábado e compareçam para se proteger”, afirmou.

O horário de funcionamento das Unidades de Saúde e postos volantes é definido pelos próprios municípios, sendo que a orientação da Secretaria é manter os pontos de vacinação abertos entre 8h e 17h.

CAMPANHA – Nesta edição, o público-alvo são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.

Até esta segunda-feira (7), o Paraná já vacinou mais de 1 milhão de pessoas. As maiores coberturas são de puérperas (47,1%) e idosos (46%). No entanto, ainda é baixa a vacinação entre crianças (20,6%) e gestantes (30%).

“Em média, a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito, por isso, quanto mais cedo for a imunização, melhor será sua eficácia, principalmente no período de baixas temperaturas”, disse o secretário.

A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo.

LOGÍSTICA – A vacina é adquirida pelo Ministério da Saúde e distribuída aos Estados, que devem enviar as doses aos municípios para aplicação em suas unidades de saúde. Neste ano, o Ministério programou a distribuição ao Paraná em sete lotes.

“Até a primeira semana de maio, recebemos cerca de 78% do volume de doses a que o Estado tem direito e rapidamente encaminhamos aos 399 municípios. Toda cidade tem condições de fazer o Dia D com tranquilidade”, acrescentou o secretário. O Paraná ainda receberá dois novos lotes, programados para chegar no dia 18 e no dia 25 de maio.

Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade