[Fechar]

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Massa de ar frio chega ao Paraná e derruba as temperaturas


Uma massa de ar frio chega ao Paraná pelas regiões Oeste e Sudoeste na tarde deste sábado (19) e derruba as temperaturas em todo o Estado. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a previsão é que as mínimas fiquem em um dígito até a quarta-feira (23). Apesar de a semana começar gelada, ainda não é possível prever se irá gear no Estado.

O Alerta Geada é divulgado pelo Simepar com 48 horas de antecedência do fenômeno, diz o meteorologista Paulo Barbieri. “As condições de temperatura favorecem a possibilidade de geada no domingo e na segunda-feira, mas o fenômeno depende também de outros fatores, como umidade e condições de vento”, disse.

As temperaturas ficarão mais baixas principalmente na Região Metropolitana de Curitiba e no Sul do Estado, mas o frio será sentido mesmo em regiões mais quentes, como Norte e Oeste. Em Londrina, as mínimas serão de 7ºC no domingo e 5ºC na segunda-feira. Em Cascavel, a previsão é que as temperaturas cheguem a 5ºC no domingo e 3ºC na segunda.

Em Curitiba, o termômetro deve variar de 6ºC a 14ºC no domingo e de 5ºC a 16ºC na segunda-feira. Em Guarapuava, a variação deve ser de 3ºC a 10ºC no domingo, com mínima prevista de 2ºC na segunda. Em União da Vitória a mínima pode chegar a 1ºC na segunda-feira.

A previsão é que continue as condições de nebulosidade na Capital até o sábado, com previsão de sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva.

ALERTA GEADA – Mantido desde 1995 pelo Simepar e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Alerta Geada informa gratuitamente aos cafeicultores a probabilidade de ocorrência de geada na região cafeeira com antecedência de 48 e 24 horas. O serviço iniciou no começo de maio e segue até o dia 22 de setembro.

A partir da previsão do Simepar, o Iapar envia o alerta por e-mail, celular, redes sociais e veículos de comunicação. Além disso, um boletim é divulgado nas páginas do Simepar (www.simepar.br) e Iapar (www.iapar.br) e também pode ser acessado pelo Disque Geada – (43) 3391-4500 – ao custo de uma ligação para aparelho fixo. A persistirem as condições para formação de geada, um aviso de ratificação é enviado até 24 horas antes da ocorrência prevista.

Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade