[Fechar]

sábado, 3 de fevereiro de 2018

UBER está cadastrando motoristas em Guarapuava, mas lei proíbe aplicativo


A empresa de tecnologia UBER iniciou o cadastramento de motoristas em Guarapuava. A decisão de operar foi tomada mesmo com a vigência de uma lei que proíbe esse tipo de serviço na cidade. Essa semana, no entanto, um grupo de vereadores anunciaram que vão entrar com pedido de revogação.

Sobre a regulação que proíbe esse tipo de serviço de transporte em Guarapuava, em nota encaminhada à Rádio Cultura a empresa argumenta que “leis que visam impor limites artificiais ao direito de cada um de fazer uso da tecnologia para gerar renda vêm sendo consideradas inconstitucionais pelo Judiciário”. Ainda segundo a nota, os serviços prestados pelos motoristas UBER “tem respaldo na Constituição Federal e é previsto em lei federal (Política Nacional de Mobilidade Urbana - PNMU Lei Federal 12.587/2012)”.

Ainda segundo a empresa, “iniciativas para regular o segmento são positivas desde que não imponham burocracias desnecessárias que inviabilizem o sistema”.

Lei 
Em 2015 a Câmara Municipal aprovou a lei Lei 2470/2015 que proíbe “uso de Carros particulares cadastrados em aplicativos fixos ou móveis para o transporte remunerado individual de pessoas, no âmbito do Município de Guarapuava”. A legislação, atualmente, está em vigor.

Revogação
Essa semana os vereadores Samuca (PPS), Danilo Dominico (PSD), Guto Klosowvski (PHS) e Pedro Moraes (PRB) se reuniram para discutir a revogação da Lei 2470/2015 que proíbe aplicativos de transporte particulares em Guarapuava. O pedido de revogação da Lei deve ser apreciado nos próximos dias pelo plenário da Câmara e necessita de 11 votos favoráveis, segundo a assessoria dos vereadores.

Para se cadastrar

Segundo informativo da UBER, para se cadastrar o motoristas deve:
• Acesse uber.com/dirija e faça o cadastro
• Inclua sua CNH com observação Exerce Atividade Remunerada (EAR) - para conseguir essa observação basta procurar o posto do DETRAN mais próximo
• Cadastre o CRLV de um veículo que cumpra os pré-requisitos (t.uber.com/veiculos.aceitos - sendo 2008 ou mais novo, com 4 portas e Ar Condicionado). O carro pode ser inclusive alugado (t.uber.com/aluguel) diretamente com as locadoras com valores a partir de R$ 1.300 por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade