[Fechar]

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Secretário de Segurança fala de tentativa de assalto a cinco carros-fortes


A tentativa de assalto a um comboio de carros-fortes na BR-376, nesta terça-feira (6), deixou mortos e feridos. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) divulga mais informações sobre a ação, que mobilizou diferentes equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e Polícia Militar. Até a tarde de hoje, a pista sentido Ponta Grossa da BR-376 seguia interditada em função da perícia no local do ataque.
Atualização

A Polícia Civil confirmou a prisão de dois suspeitos logo depois da ação criminosa registrada na BR-376, na manhã de hoje. Além disto, um criminoso morreu em um confronto com a polícia, em um local sete quilômetros distante do lugar onde houve a tentativa de assalto. Com isto, o balanço, por enquanto, é de três mortes: um suspeito, um caminhoneiro e um vereador da cidade de Barra do Jacaré, no norte do estado. 

O condutor do caminhão foi atingido quando abordado pela quadrilha, que queria pegar o veículo para atravessá-lo na pista e, assim, bloquear a passagem do comboio de carros-fortes. Outro caminhoneiro, que também foi alvo dos criminosos, teve ferimentos e foi levado para o hospital.

O vereador que morreu durante a ação era ocupante de um automóvel, onde também estavam outros dois parlamentares. Um deles teve ferimentos graves e foi socorrido; o terceiro não sofreu lesões. O carro passava pela rodovia no momento da troca de tiros entre os vigilantes dos carros-fortes e os criminosos.

Além disto, dois suspeitos foram baleados e encaminhados para hospitais da região. 

O delegado Rodrigo Brown, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), afirmou que a quadrilha utilizou cinco carros durante a ação, além de duas metralhadoras ponto 50, três fuzis e pistolas. Além destas armas, foi apreendida uma grande quantidade de munição e explosivos, que seriam empregados para a abertura dos cofres localizados dentro dos carros-fortes. "Estas mesmas armas apreendidas podem ter sido usadas em outros crimes, sejam repassadas de mão em mão ou até mesmo alugadas. Elas vão ajudar na identificação dos suspeitos", comentou.

De acordo com o delegado, os vigilantes que trocaram tiros com os criminosos também vão prestar esclarecimentos na sede do Cope. As suas armas serão apreendidas e passarão por perícia. Isto pode apontar se os tiros que atingiram o vereador saíram da arma dos vigilantes ou dos assaltantes. 

A polícia estima que entre 12 e 15 homens possam ter participado do ataque e, por isto, as equipes seguem fazendo cerco na região, segundo o tenente-coronel Hudson Teixeira, da Polícia Militar.

Posição

A empresa responsável pelos carros-fortes divulgou a seguinte nota a respeito do ataque:

"Em relação à tentativa frustrada de assalto envolvendo um grande número de criminosos na BR-376, no Paraná, a empresa informa que seus colaboradores efetuaram uma manobra de segurança com os carros-fortes e conseguiram neutralizar um dos flancos do ataque do bando. O procedimento adotado é fruto do amplo e constante treinamento que nossos vigilantes são submetidos, capacitação que atende as mais rigorosas normas de segurança estipuladas pelas autoridades competentes brasileiras. 

Nossos colaboradores encontram-se em segurança e a empresa enaltece toda a assistência recebida pelas forças de segurança do Estado na busca e prisão de meliantes. Infelizmente, a ação dos criminosos deixou vítimas civis, para quem deixamos nossa solidariedade aos familiares e amigos".

Liberação da BR-376

A BR-376 ficou bloqueada totalmente por horas, causando grande congestionamento. As duas pistas foram liberadas totalmente por volta das 18h.

Luto

A Câmara Municipal de Barra do Jacaré divulgou uma nota sobre a situação dos vereadores da cidade que foram vítimas do ataque:

"A Câmara Municipal de Barra do Jacaré, vem, pela presente, prestar esclarecimentos a toda a população sobre os eventos recentes que envolveram os Vereadores Elton Alexandre de Aguiar Matta (PV), Edival do Nascimento (PR) e Miguel Calixto (PSD). Todos encontravam-se em viagem à Curitiba/PR para a realização de visitas à Casa Civil do Estado do Paraná, à Superintendência de Desenvolvimento Educacional e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná.

Por um infortúnio, os Vereadores foram surpreendidos por uma troca de tiros ocorrida durante uma tentativa de assalto a um comboio de carros-forte, atrás do qual trafegavam na BR-376, próximo à cidade de Palmeira/PR. Infelizmente os Vereadores Elton e Miguel foram baleados e, em decorrência disso, o Vereador Elton, de 36 anos, veio a óbito no local. Quanto ao Vereador Miguel, a Câmara Municipal de Barra do Jacaré informa que até o presente momento, encontra-se hospitalizado no Hospital Bom Jesus na cidade de Ponta Grossa/PR, sem informações precisas quanto ao seu estado clínico. O Vereador Edival não sofreu ferimentos".

A prefeitura de Barra do Jacaré decretou luto oficial de sete dias.

Fonte: Massa News


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade