terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Ocorrências policiais em Guarapuava e região


GUARAPUAVA:
CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL: No dia 19 fev. 18, às 9h05min, a equipe policial em patrulhamento pela Avenida Prefeito Moacir Julio Silvestre, Batel, realizou abordagem a duas pessoas que estavam em atitude suspeita, transferindo a carga de um caminhão para outro, sendo que um dos abordados se mostrou bastante nervoso ao visualizar a viatura policial, sendo que nada de ilícito foi localizado com os mesmos, porém foi constatado que um deles possui em seu desfavor o mandado de prisão com validade até 27/06/2019 pelo art. 168 - apropriação indébita. Diante dos fatos recebeu voz de prisão e foi conduzido até a carceragem da 14 SDP. 

LESÃO CORPORAL - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: No dia 19 fev. 18, às 11h40min, a equipe policial deslocou até a Rua Levino Neitzke, Vila Bela, onde a solicitante (50) relatou que foi agredida por sua filha (18) com empurrões e com uma arma branca do tipo faca, vindo a causar uma lesão na sua mão direita, que a autora a ameaçou de morte e a xingou com palavras de baixo calão. Diante dos fatos foi dada voz de prisão a autora e conduzidas as partes para a 14ª SDP para procedimentos. A vítima recusou atendimento médico. 

DESACATO / DESOBEDIÊNCIA: No dia 19 Fev. 18, às 19h20min, em virtude da grande aglomeração de estudantes que celebravam a chegada dos "Calouros" nos bares nos arredores, policiais militares realizavam patrulhamento na Rua Julio de Castilho, Vila Carli, momento que um rapaz (19) se aproximou da equipe policial, tumultuando uma abordagem que estava sendo realizada em um veículo, atrapalhando a circulação viária. Nesse momento, a equipe policial orientou o mesmo para que ficasse na calçada, visando resguardar a própria segurança, quando então, o cidadão passou a desacatar a equipe, proferindo xingamentos. Em ato contínuo, o mesmo teve o braço imobilizado e foi conduzido ao cartório do Termo Circunstanciado.

CORROMPER / FACILITAR CORRUPÇÃO DE MENOR / RECEPTAÇÃO / VEÍCULO RECUPERADO: No dia 19 Fev. 18, às 19h45min, policiais militares deslocaram até a Rua Antenor Pereira dos Santos, Jardim das Américas, onde uma denúncia anônima informava que no referido endereço, nos fundos da residência, havia uma motocicleta preta encoberta, informando as iniciais da placa. Como era de conhecimento que a referida inicial se tratava de uma motocicleta recém furtada, a equipe realizou buscas no local e localizou a Honda Bros 160, com alerta de furto/roubo, conforme boletim de ocorrência. Foi indagada a proprietária da residência quanto a motocicleta, a qual informou não ter conhecimento da motocicleta nos fundos de sua residência. Em conversa com o filho da moradora (16), o mesmo relatou que seu amigo pediu para deixar a motocicleta guardada em sua residência, por estar estragada. Foi então deslocado até a Rua Doutor Oscar Bezerra, fundos, onde foi encontrado o indivíduo mencionado (20), o qual também foi indagado acerca dos fatos, porém negou estar envolvido no fato. Diante do exposto, os mesmos foram conduzidos até a 14ª SDP para os procedimentos cabíveis, juntamente com a genitora do adolescente e a motocicleta recuperada.
 
FURTO QUALIFICADO: No dia 19 fev. 18, às 9h40min, a equipe policial deslocou até o Prolongamento da XV, Boqueirão, onde relatou o solicitante que na data de hoje chegou na igreja e percebeu que essa estava arrombada e do interior havia sido furtado alguns objetos do seu interior, violão, caixa de som e teclado. Coube orientações quanto aos procedimentos. 02 – APOIO A OUTROS ÓRGÃOS No dia 19 Fev. 18, às 21h20min, policiais militares deslocaram até a Rua Ramiros Barcelos, Dos Estados, para dar apoio ao Corpo de Bombeiros, pois em um terreno baldio foi incendiado o veículo VW /Eurovan. No local, o veículo estava totalmente queimado, não sendo possível entrar em contato com o proprietário e nem o encaminhamento até a 14ª SDP, devido o mesmo estar em um barranco e com entulhos. 

OCORRÊNCIAS EM OUTROS MUNICÍPIOS OU LOCALIDADES:

RESERVA DO IGUAÇU - MANIFESTAÇÃO: No dia 19 fev. 18, a equipe policial deslocou até a BR 158, em frente à entrada do Assentamento Comunidade Arapongas, onde aproximadamente 100 (cem) pessoas utilizavam galhos e faixas para trancar a passagem da BR em ambos os sentidos. Ao tentar contato com os manifestantes, os mesmos não quiseram se identificar, mas disseram que são representantes do grupo MST, e que o motivo da manifestação é a reforma da previdência, informando que o ato irá até às 16h, e que somente os veículos de emergência serão autorizados a passar.

CANDÓI - POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO/ LESÃO CORPORAL – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: No dia 19 fev. 18, às 15h45min, a equipe policial deslocou até a Localidade Xaxim, Zona Rural, onde a solicitante relatou que sua mãe estaria sendo ameaçada com uma espingarda pelo seu pai. Em contato com a vítima, esta relatou que seu conjugue na data de ontem teria lhe agredido com tapas e puxões de cabelo e que na data de hoje teria lhe ameaçado com uma arma de fogo tipo espingarda. Com a chegada da equipe, o autor já havia se retirado, pois teria empreendido fuga assim que soube da ligação. A vítima entregou a espingarda e afirmou ser de propriedade do autor. A equipe efetuou buscas em um matagal próximo a residência, mas não foi logrado êxito na sua prisão. Diante dos fatos a espingarda foi apreendida e encaminhada para a 14º SDP de Guarapuava.

RIO BONITO DO IGUAÇU – FURTO SIMPLES / VEÍCULO RECUPERADO: No dia 19 Fev. 18, às 14h00min, policiais militares deslocaram até a Comunidade Arroio Novo, s/nº, Área Rural, após o solicitante (anônimo), informar que teria visualizado um veículo abandonado. Ao deslocar até o local indicado, a equipe visualizou lavoura a dentro o Ford/Ka GL, vermelho, com diversas avarias pela lataria, com o teto amassado, para-brisa quebrado, sem a bateria e sem o aparelho de som. Ao consultar o sistema não foi localizado alerta de furto ou qualquer outra ilicitude. Logo a equipe deslocou até o endereço do proprietário do veículo (62), qual informou ter vendido seu carro em uma garagem no município de Laranjeiras do Sul. Na garagem foi informado que o veículo já havia sido vendido, mas que o novo dono havia devolvido o veículo, o qual foi encaminhado pela própria garagem, no sábado, para trocar a fechadura com uma empresa de som, onde foi informado que o veículo havia sido deixado em frente a referida garagem com a chave na ignição. A equipe solicitou para que os vizinhos auxiliassem a retirar o veículo da lavoura e posteriormente foi encaminhado até o pátio da Delegacia de polícia de Laranjeiras do Sul, para providências cabíveis.

PORTO BARREIRO - PESCAR UTILIZANDO APARELHO/PETRECHOS/TÉCNICAS NÃO PERMITIDOS / POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO, ACESSÓRIO OU MUNIÇÃO - USO PERMITIDO No dia 19 Fev. 18, às 16h00min, policiais militares deslocaram até a Localidade de Porto Santana, Área Rural, após denúncia de que pessoas estavam efetuando disparos de arma de fogo e praticando pesca predatória. No local, a equipe visualizou algumas pessoas pescando com varas em um barranco, sendo realizada a abordagem. Durante a varredura no local, foi localizada grande quantidade de redes de pesca no barranco do rio. Ao serem indagados sobre quem seria o proprietário das referidas redes, dois se identificaram (21 e 46), sendo indagados sobre os peixes que haviam capturado, um deles relatou que guardava em um freezer em sua residência, sendo que no local foram localizados 149 Kg de peixes nativos. Indagado sobre o destino dos peixes, o mesmo relatou que comercializava, sendo então lhe dada voz de prisão. No local foram visualizadas algumas marcas de disparos de arma de fogo, sendo identificado o responsável pelos disparos e apreendido em sua residência um Rifle, cal. .22, com 28 munições intactas. Os envolvidos receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, até a 2ª SDP para os devidos procedimentos. 

PRUDENTÓPOLIS – VEÍCULO RECUPERADO No dia 19 Fev. 18, às 16h30min, policiais militares deslocaram até a Rodovia BR 277, em um posto de combustíveis, após um denunciante anônimo relatar via 190 que um veículo suspeito se encontrava estacionado no referido posto. Diante dos fatos, a equipe deslocou até o local e abordou um indivíduo em atitude suspeita (43), o qual tentou dispensar um celular no bueiro do posto no momento da abordagem. Foi realizada busca pessoal e consultas no sistema, sendo constatado pela equipe que o veículo Fiat/Doblo Cargo Flex, possuía alerta de furto em Santa Catarina. Foi dada voz de prisão ao indivíduo, o qual foi encaminhado à 4ª Cia PM - Prudentópolis, para lavratura da documentação cabível. Foi acionado a equipe Canil para realizar busca de entorpecente no veículo recuperado, sendo localizado pelo cão pastor belga malinois “Zeca”, um cachimbo utilizado para consumo de crack. Após tal fato, durante deslocamento à delegacia de Prudentópolis, o indivíduo informou que deslocava com o veículo para Foz de Iguaçu, onde pegaria uma carga de 400 kg de maconha, destinada ao litoral de Santa Catarina. Informou também que o responsável pelo veículo estava ciente da atividade ilícita, deixando combinado que daria a queixa de furto depois que ele chegasse no Paraguai. Além disso, informou a equipe que tentou dispensar o aparelho celular porque no aparelho existem conversas que comprovam a atividade ilícita e que nas conversas é possível identificar os principais envolvidos.

PITANGA – NOTÍCIA DE FATO FUTURO No dia 19 Fev. 18, às 21h10min, compareceu na Sede da 3ª Companhia de Polícia Militar em Pitanga, o solicitante (50), o qual relatou que estava ocorrendo um furto em andamento de uma colheitadeira agrícola e uma carreta plataforma, cor azul, de transporte de implementos agrícolas, de sua posse, em um estacionamento na Rua Orestes Ferreira, Bairro Planalto, não sabendo informar as características dos autores. Dando prosseguimento a situação, a equipe policial deslocou ao local, juntamente com o solicitante, sendo que ao chegar, constataram que na verdade a colheitadeira e a carreta estavam sendo levados por uma mulher (46), a qual informou que teve um relacionamento com o solicitante, porém não estão mais juntos e apresentou a nota fiscal da colheitadeira e da carreta de implementos em seu nome, onde após a conferência do número de série e número do chassi, foi constatado que se tratavam dos referidos bens. Informou ainda que ambos estão com um processo na justiça a respeito de partilha de bens, porém nada foi decidido ainda. Diante dos fatos, a equipe orientou as partes quanto aos procedimentos cabíveis. 

RIO BONITO DO IGUAÇU – ROUBO No dia 19 Fev. 18, às 23h10min, compareceu no 2º Pelotão - Rio Bonito do Iguaçu, a solicitante (60), residente na Av. Salvador Raimundo, Centro, relatando que por volta das 23h00min desta noite, estava dormindo, quando ouviu barulhos em sua casa, então levantou e foi ver, e ao se aproximar da porta de entrada se deparou com dois indivíduos, os quais já haviam arrombado a porta e estavam procurando objetos em sua sala; ao perguntar o que eles estavam fazendo ali, um dos indivíduos lhe agarrou e tentou retirar de suas mãos um celular, vindo a torcer seu braço, momento que o outro indivíduo a empurrou bruscamente, fazendo-a cair no chão até largar o celular, então os dois saíram da casa. A vítima, quando solicitou ajuda no destacamento, informou que já conhecia os dois indivíduos, que um deles era moreno, alto, com bigode e cavanhaque, e usava uma camisa azul. A equipe realizou buscas e localizou, há algumas quadras, um homem com as mesmas características do suspeito e ao realizar abordagem, o mesmo se identificou (36) com o apelido relatado pela vítima, sendo que durante busca pessoal foi encontrado em seu bolso um celular preto, que o abordado disse não ser seu, que quem lhe entregou foi seu amigo (36), outro homem indicado pela vítima. O abordado informou a localização do outro autor, o qual foi localizado na varanda da residência. Diante dos fatos, a equipe deu voz de prisão e encaminhou os dois até a delegacia de Laranjeiras do Sul, para as providências cabíveis. As denúncias via 181 tem se mostrado uma ferramenta muito eficaz no combate ao crime. Ajudem-nos a divulgar esta ferramenta tão simples e tão importante. A comunicação falsa de crime ou de contravenção tem pena prevista no artigo 340 do Código Penal Brasileiro Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena - detenção, de um (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

As denúncias via 181 tem se mostrado uma ferramenta muito eficaz no combate ao crime. Ajudem-nos a divulgar esta ferramenta tão simples e tão importante.

A comunicação falsa de crime ou de contravenção tem pena prevista no artigo 340 do Código Penal Brasileiro Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena - detenção, de um (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Fonte: 16º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário