[Fechar]

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Fazenda de Santa Maria do Oeste é eleita a mais sustentável do Brasil


Fazenda Rio do Pedro, em Santa Maria do Oeste (PR) foi escolhida a campeã nacional de sustentabilidade no Prêmio Fazenda Sustentável, entregue pela Revista Globo Rural, nesta terça-feira (5/12), em São Paulo (SP). Clique aqui e assista à cerimônia de premiação

Em sua 4ª edição, o concurso teve como principal critério o uso múltiplo da terra, a partir das boas práticas agropecuárias e eficiência no uso de recursos. A propriedade vencedora tem 1.385 hectares. Concilia agricultura – com 590 hectares dedicados à produção de soja e milho – e a pecuária, com a criação de gado da raça angus baseada em 165 hectares de pastagens. Como atividade complementar, tem outros 55 hectares de florestas plantadas. A área preservada soma 575 hectares à área total da fazenda.

“Esse prêmio traz dois sentimentos: o primeiro é a satisfação e a alegria do resultado de muito esforço. O segundo é o desafio. Agora é manter e evoluir e isso é dsafiador”, disse Tábata Stock, neta do fundador da propriedade, um imigrante alemão que deixou sua terra natal para fugir da Segunda Guerra Mundial e se estabeleceu no solo paranaense em 1951.


Em segundo lugar, ficou a fazenda Don Aro, de Machadinho D’Oeste (RO). Em plena região amazônica, Giocondo Vale, um farmacêutico nascido no Paraná que decidiu ficar em Rondônia depois de fazer uma visita ao irmão, integra produção de grãos, criação de bovinos e floresta para cobertura vegetal em uma área de 1.595 hectares. Do total, 650 são preservados.

“O prêmio vai para a família, para os que fizeram parte nesses 26 anos para chegar onde chegamos e para os que hoje estão na Don Aro. E à sociedade da Amazônia, que nos acolheu de braços abertos. Produzir no bioma não é fácil, mas é perfeitamente possível", afirmou o proprietário da fazenda, Giocondo Vale, que subiu ao palco acompanhado do filho, Iuri.


A terceira colocada entre as fazendas mais sustentáveis do Brasil tem apenas 36,3 hectares, dos quais 7,9 são preservados. No sítio Yassuda, que funciona há 30 anos em Lins (SP), Minoru e Emilia conseguiram multiplicar por dez a produtividade dos campos de frutas e hortaliças. Eles se basearam em práticas como rotação de culturas, irrigação por gotejamento e cultivo em estufas.

“É uma alegria estar com vocês e compartilhar meus conhecimentos. Fico muito feliz de estar entre os finalistas. Independente da minha classificação, acredito que possa inspirar outros produtores", disse o proprietário Minoru Yassuda, acompanhado da mulher, Emilia.


Realizado por Globo Rural, o Fazenda Sustentável tem metodologia desenvolvida em parceria com o banco holandês Rabobank e a Fundação Espaço Eco. As propriedade são avaliadas com base em um série de critérios, incluindo boas práticas agropecuárias e sociais, além da viabilidade econômica do negócio.

Ao todo, o concurso recebeu 47 inscrições de propriedades rurais de todo o Brasil. A partir de uma primeira análise, foram selecionados 13 finalistas e, destes, o três mais bem colocados.

"Esse prêmio vem mostrar que o Brasil tem muito a mostrar. Quando a gente fala em produção sustentável, a gente fala em produzir, preservar e também em ganhar dinheiro. Porque quando você está no vermelho não pensa no verde", disse a gerente de Sustentabilidade do Rabobank, Taís Fontes.

Rodolfo Viana, diretor da Fundação Espaço Eco, ressaltou a importância da parceria na realização de iniciativas como o Fazenda Sustentável. "É cada vez mais importante frisar o impacto que nossas escolhas tem sobre o nosso planeta. A sustentabilidade é uma jornada, uma nova metodologia. Um ganha-ganha sem fim", afirmou.

Em seu pronunciamento, o diretor de Redação da revista Globo Rural, Bruno Blecher, afirmou que a humanidade continua "desafiando" a natureza "em uma escala quase que suicida". "A sorte e que, a cada ano, cresce a quantidade de pessoas preocupadas com o planeta."

O diretor editorial da Editora Globo, Fernando Luna, lembrou que, desde a primeira edição, em 2013, o Prêmio Fazenda Sustentável tem unido pessoas com um propósito comum: levar as boas práticas ao campo. "Aqui tem mais que a força do campo. Tem a força da responsabilidade social e ambiental. Vocês estão na vanguarda nas práticas ambientais e sociais. Produtividade e sustentabilidade devem andar juntas", disse ele. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade