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quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Autorizada licitação de asfalto entre Mato Rico e Pitanga



O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (19) licitação para obras de pavimentação de 43,1 quilômetros da PR-239, que liga os municípios de Mato Rico a Pitanga, na região Central do Paraná. O investimento é de R$ 133,5 milhões.

Richa destacou que essa é uma conquista não apenas local, mas para todo o Estado. “Essas obras trarão crescimento e desenvolvimento para região, além de qualidade de vida e bem-estar a toda população. Esse é um marco na história desses municípios que aguardam há muito tempo essa pavimentação asfáltica”, afirmou.

Atualmente a estrada entre Mato Rico e Pitanga é de terra. A pavimentação deste trecho faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ligar cidades que ainda não têm acesso asfaltado à malha rodoviária do Estado é um dos grandes objetivos do programa.

“O aval para operações de crédito internacional que possibilitam esses investimentos em infraestrutura só foi possível devido ao ajuste fiscal realizado nos últimos anos”, lembrou o governador.

CONQUISTA - A pavimentação entre Mato Rico e Pitanga vai beneficiar mais de 35 mil moradores dos dois municípios, em especial os pequenos produtores, facilitando o escoamento da produção agrícola. De acordo com o prefeito de Pitanga, Maicol Geison Barbosa, essa obra é uma conquista para a população que aguarda a pavimentação há mais de 30 anos. “Vai facilitar muito o escoamento da produção, mudar o perfil da nossa região, além da segurança e comodidade que vai proporcionar para as pessoas do município”, afirmou.

A obra também beneficiará estudantes de cursos superiores, que atualmente levam mais de três horas para percorrer os cerca de 43 quilômetros para chegar às universidades localizadas em Pitanga. Segundo o prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes, este é um resgate da dignidade e da cidadania da região Central do Paraná.

“Nossos acadêmicos e nossas crianças têm o direito de andar no asfalto com mais segurança e o governador está nos dando esse direito”, comemorou o prefeito.

ESTRATÉGICO - O Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná prevê investimento total de R$ 1,4 bilhão (US$ 435 milhões), sendo R$ 764 milhões (US$ 235 milhões) da instituição internacional e R$ 650 milhões (US$ 200 milhões) em contrapartidas do Tesouro do Estado.

Além de Mato Rico, o programa beneficiará o município de Coronel Domingos Soares, no Sudoeste do Paraná. A PR-912, que chega ao município, será pavimentada a partir do entroncamento com a PR-449, em Palmas. A estimativa de investimento na obra de 28 quilômetros é de R$ 74 milhões.

Também está incluída no programa a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul. A obra de 47,7 quilômetros está orçada em R$ 140 milhões.

“A pavimentação desse trecho é esperada há muito tempo pela população dos dois municípios e de toda região e, finalmente, estamos assegurando os recursos necessários. Pela primeira vez aquela região vai ter a oportunidade de se desenvolver, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Outros dois trechos de estradas estaduais também ganharão asfalto: a PR-691, entre Porto Rico e Porto São José – conhecida como Estrada Beira Rio – na região Noroeste do Estado, e a PR-090, no Campos Gerais, para facilitar o acesso ao Contorno de Castro.

RMC – Entre os investimentos previstos está a ampliação da capacidade da Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo, com a construção de três faixas em cada sentido, em um trajeto de 3,8 quilômetros. Passam atualmente pela rodovia em torno de 22 mil veículos por dia, quase 4 mil deles caminhões. Outra obra importante prevista no programa, também na região da Capital, é a melhoria da PR-092, entre Curitiba e Almirante Tamandaré.

INVESTIMENTO LOCAL - O Governo do Paraná já investiu na região de Pitanga e Mato Rico quase R$ 15 milhões em obras de conservação. Foram recuperados trechos de rodovias como a PR-466, PR-460 e PR-462.

A cidade de Mato Rico também tem uma ligação não pavimentada com o município vizinho de Roncador. Neste trecho da mesma PR-239, o DER-PR investiu neste ano R$ 340 mil em obras de cascalhamento para manter a trafegabilidade da via.

PRESENÇAS - Estiveram presentes no evento os deputados estaduais Cristina Silvestri, Pedro Lupion, Alexandre Curi e Bernardo Carli; os secretários de Estado do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, e da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o diretor-presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná, Amilcar Cabral; o presidente da Paranaprevidência, Wilson Quinteiro; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER); Nelson Leal Junior; vereadores e lideranças comunitárias da região.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

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