[Fechar]

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Prazo para alistamento militar no Paraná termina na sexta-feira (30)


O prazo para o alistamento militar termina na sexta-feira (29) no Paraná. Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM).

Os documentos necessários para efetivação do alistamento são:

Certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho);
Comprovante de residência;
Foto 3x4 recente.

Além das juntas militares, o alistamento no Paraná também pode ser feito pela internet.

Anualmente, cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o jovem fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.

Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

O alistamento é a primeira etapa do serviço militar obrigatório. A segunda, é a convocação das Forças Armadas, que ocorre no ano seguinte ao do alistamento.

Na seleção geral, o brasileiro pode indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente é atendido caso se enquadre nos perfis e padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas.

O serviço militar inicial dura 12 meses e pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses.

De acordo com a existência de vagas nas diversas organizações militares, uma parcela dos jovens que concluem o serviço militar inicial pode permanecer no serviço militar voluntário como soldados.

Durante a permanência, de acordo com cada Força, há a possibilidade de realizar curso para promoção a cabo.

Fonte: G1 - PR

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/blogdoeloi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade