[Fechar]

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Prefeitura decreta situação de emergência após chuvas


A Prefeitura de Araruna, no centro-oeste do Paraná, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (22) devido às chuvas que atingiram a cidade de sexta-feira (19) até domingo (21). A estimativa é de que o prejuízo seja de mais de R$ 500 mil, sem contar as perdas na agricultura, conforme a prefeitura.

Sete bairros da zona rural sofreram algum tipo de dano, prejudicando 800 famílias, de acordo com a administração municipal, . Aproximadamente 1 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino, que moram nessas áreas, devem ficar sem aula nesta semana porque os ônibus escolares não conseguem trafegar pelas estradas da região. Muitas famílias também estão sem acesso à saúde.

O prefeito de Araruna Leandro César de Oliveira informou que dos quase 600 km de estradas rurais da cidade, que não têm asfalto, 400 km precisam de algum tipo de reparo. “A situação de emergência busca facilitar a captação de recursos e repasses”, informou.

Ainda de acordo com a prefeitura, os bairros mais prejudicados foram: Melão, Taquarimbé, Lirial de São Luiz e Pinhãozinho. Outros três bairros também registraram danos, mas de menor gravidade: São Geraldo, São Vicente e Nova Brasília.

Até a tarde desta segunda, a prefeitura havia confirmado a necessidade de reconstrução de uma ponte, no bairro Melão. No entanto, o levantamento ainda estava em andamento.

Quantidade de chuva

Um levantamento feito pela Coamo Cooperativa Agroindustrial informou que foram aproximadamente 200 milímetros de chuva, em média, de sexta até domingo na cidade. Oliveira disse a sexta-feira registrou a chuva mais forte.

Já a estação meteorológica do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) em Campo Mourão, a mais próxima de Araruna (22 km), registrou 90,2 milímetros de chuva na sexta.

A média histórica de chuva para o mês de maio, na região, é de 131,9 milímetros de chuva. O acumulado já chega a 212,4mm, ainda conforme o Simepar.

Situação de emergência

Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a prefeitura já iniciou o processo para decretar a situação de emergência junto ao Governo do Estado. Para que o pedido seja efetivado é preciso comprovar os estragos no município e a falta de capacidade administrativa para gerir o desastre.

Se atendidos os requisitos, o governador decreta a situação de emergência da cidade, possibilidade a captação de recursos junto ao Governo Federal.

Fonte: G1 - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade