[Fechar]

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Vacinação contra gripe em Boa Ventura de São Roque


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe), que começou nesta segunda-feira (17), deve atender 1.261 pessoas em nosso município e já vacinamos 49 % dessa população de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. A meta do estado é imunizar 90% de cada grupo que compõe o público alvo. A campanha termina no dia 26 de maio. 

A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região. Segundo a OMS, em 2016 a cepa do vírus A(H1N1) foi alterada, o que levou à produção de uma nova composição para a campanha deste ano. Apesar de a incidência de casos estar num ritmo bem menor do que o registrado no ano passado, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de se vacinar o quanto antes e garantir que a proteção seja efetiva no período de maior vulnerabilidade, o inverno. Além de buscar a imunização, o Ministério recomenda que a população lave as mãos várias vezes ao dia, cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evite tocar o rosto, não compartilhe objetos de uso pessoal, mantenha os ambientes bem ventilados e evite a permanência em locais com aglomeração. Infelizmente por uma questão de logística faltou vacinas nos Postos de Vacinação do nosso município, mas na próxima semana estaremos vacinando normalmente.

Veja quem recebe a vacina pelo SUS

• Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)

• Gestantes

• Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)

• Idosos (a partir de 60 anos)

• Profissionais da saúde

• Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade

• Professores de escolas públicas ou privadas

Esta é a primeira vez que professores da rede pública e privada são inseridos no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade