[Fechar]

quinta-feira, 2 de março de 2017

Diocese de Guarapuava assume administração da TV Humaitá



Ampliando os horizontes da comunicação no Paraná, a diocese de Guarapuava assumiu a administração da TV Humaitá no último dia 01 de março. A emissora que tem licença para operar em caráter educativo, terá por objetivo expandir sua programação para grande parte do Paraná e romper com as barreiras em se tratando da transmissão via internet.

A iniciativa da aquisição do canal vinha de longa data, conforme contou o coordenador do projeto e diretor da emissora, padre Itamar Abreu Turco, que também atua como coordenador da Ação Evangelizadora e do Centro Diocesano de Comunicação (CDC), além de exercer as funções de administrador da paróquia Santana, em Guarapuava. “Nosso bispo é referencial da comunicação no Regional Sul 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A vontade de angariar um canal de televisão para a diocese já vinha de longa data, mas a ideia precisou ser amadurecida. Por dois anos, a diocese manteve programas naquele canal e isto fez com que todos amadurecessem e crescessem. Agora, surgiu a oportunidade desta parceria entre a diocese e a fundação que administra a emissora e, depois de reuniões e muitas negociações, optou-se por trazer o canal para somar com os demais veículos de comunicação da diocese”, detalhou padre Itamar.

Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava, grifou a importância de se ter um canal de televisão à disposição da diocese e sua função social em se tratando de prestação de serviços à comunidade. Conforme explicou, o objetivo principal será a evangelização e a possibilidade de se chegar a muitos lugares com a Palavra de Deus. “Tivemos um tempo muito importante de amadurecimento da ideia antes de partirmos para este projeto mais audacioso. Foram momentos de reflexão e de compreensão sobre a importância deste veículo para a diocese, com grandes possibilidades de ampliação e de melhorias, sempre visando à evangelização. Estes são os primeiros passos de uma grande caminhada, mas estamos certos quanto aos objetivos que temos enquanto Igreja, enquanto povo de Deus que busca o melhor para seus semelhantes. Na medida em que as coisas avancem, queremos ampliar os trabalhos em nível de programação e de qualidade para todas as pessoas de nossa comunidade”, explicou Dom Wagner.

Em princípio, conforme contou padre Itamar, haverá um período de análise e de adaptação. Os contratos vigentes entre a emissora e terceiros serão mantidos, bem como respeitados todos os acordos pré-estabelecidos quando da negociação com os antigos mantenedores da emissora. No entanto, uma nova grade de programação vem sendo elaborada segundo o sacerdote e, no decorrer do tempo, o público pode esperar muitas mudanças para melhor tanto na programação quanto na qualidade do sinal. “Em princípio, vamos manter grande parte dos programas que já vinham sendo desenvolvidos. Também ficaremos no mesmo endereço (Avenida Manoel Ribas, 3010) por mais quarenta dias. Depois disso, a emissora passará a operar no quarto andar do Edifício Nossa Senhora de Belém. Também vamos trabalhar na digitalização da TV, uma exigência do Ministério das Comunicações. Temos uma tarefa muito grande pela frente, mas com muita fé e as orações da comunidade, vamos conseguir vencer os obstáculos e crescer muito mais como Igreja, em unidade com os ensinamentos de Jesus Cristo”, sinalizou padre Itamar.

Ampliação do sinal e abertura de novos estúdios em outras cidades faz parte do novo projeto de comunicação que envolve a TV Humaitá. Atualmente, a emissora transmite em frequência UHF, no canal 58, aberto. A programação também pode ser assistida pela internet, através do site http://www.tvhumaita.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade