[Fechar]

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Turvo: Secretaria da Saúde promove blitz contra a dengue


A prefeitura municipal de Turvo, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, 2, uma blitz contra a Dengue, Zika e Chikungunya. A ação foi realizada na Avenida 12 de Maio entre as 9 horas e 16 horas.

A equipe da Saúde fez orientações em relação à limpeza correta de quintais e terrenos baldios, além de dar informações dos sintomas dessas doenças aos quais a população deve ficar atenta, para que procurem um hospital se necessário.

Sintomas da Dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem:

Dengue Clássica

• Febre alta com início súbito; Dor de cabeça; Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; Perda do paladar e apetite; Náuseas e vômitos; Tonturas; Extremo cansaço; Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica no início da doença são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre, com maior freqüência, quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alarme:

• Dores abdominais fortes e contínuas; Vômitos persistentes; Pele pálida, fria e úmida; Sangramento pelo nariz, boca e gengivas; Sonolência, agitação e confusão mental; Sede excessiva e boca seca; Pulso rápido e fraco; Dificuldade respiratória; Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. Se você apresenta esses sintomas, vá imediatamente a uma unidade de saúde.

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a Dengue, Zica e Chikungunya, é a eliminação do vetor. Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito eliminando garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d´agua e piscina.

Fonte: Assessoria de Imprensa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade