[Fechar]

terça-feira, 25 de outubro de 2016

OUTUBRO ROSA: DIA D ESTIMULA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E COLO DO ÚTERO EM GUARAPUAVA.


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarapuava realizou,l no último sábado (22), o Dia D da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo incentivar as mulheres sobre a detecção precoce do câncer, principalmente o de mama e colo do útero. Fernanda Faccin tem 38 anos e aproveitou o dia de folga para realizar os exames. “Essa é a segunda vez que eu faço esse exame, sei que é importante, mas com a correria do dia a dia fica difícil. Graças à campanha eu consegui fazer no ano passado e nesse ano também”, contou.
Assim como Fernanda, várias mulheres trabalham durante a semana e acabam não realizando os exames. A Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Sueli Martins explica que o preventivo deve ser realizado anualmente, assim que a mulher inicia a vida sexual. “O câncer de colo do útero só é possível ser detectado com o exame preventivo, assim, se a mulher demora muito para fazer os exames, pode detectá-lo somente quando estiver num estágio muito avançado”, explica Sueli que lembra ainda lembra: “o câncer detectado em estágio precoce tem grande chance de cura”.
Os exames foram realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Saúde da Mulher. Além do preventivo, as mulheres acima de 50 anos marcaram também a mamografia e receberam cartilhas explicando como fazer o auto-exame. “O auto-exame deve ser feito uma vez por mês por todas as mulheres acima de 40 anos, ou pelas mulheres com mais de 20 anos que tenham caso de câncer na família”, ressalta Sueli.
Na parte da tarde uma concentração de mulheres, homens e crianças vestidos de rosa participaram da caminhada Outubro Rosa. Ana Flávia Cruz participou da caminhada junto com sua mãe, Carla Cruz. No ultimo ano, a avó de Ana faleceu devido ao câncer de mama, e logo depois sua mãe foi diagnosticada. “Minha mãe soube que estava com câncer poucos dias antes da minha avó falecer, mas assim que descobriu já começou os tratamentos. Não foi fácil, ela passou por várias quimioterapias, mas estávamos sempre ao lado dela e hoje ela está curada. As pessoas precisam saber que tem como se prevenir, que tem como se curar e campanhas como essa são muito importantes! Eu não quero que mais pessoas passem pelo que a nossa família passou, por isso estou aqui”, contou Ana. A caminhada encerrou no Parque do Lago e os participantes, de mãos dadas formaram um laço humano, a exemplo do símbolo da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade