[Fechar]

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Como será e o que fará a Ibema nos próximos três anos?

Giuseppe Musella fala sobre os planos para o futuro. Executivo assumiu a Presidência da terceira maior produtora de papelcartão em janeiro.

Com informações e fotos: Ibema Papelcartão

Um homem de retaguarda, competitivo, disciplinado, ponderado em suas opiniões, focado, acostumado a se colocar objetivos claros, desafiadores, porém atingíveis. Assim é o novo Presidente da Ibema, Giuseppe Musella, executivo de 53 anos que veio do Grupo Boticário para substituir Nei Senter Martins, que ficou à frente da empresa por seis anos e que agora ocupa uma cadeira no conselho de administração.

Depois de atuar como diretor executivo de operações de um dos maiores grupos de cosméticos do Brasil e colaborar para multiplicar em aproximadamente 10 vezes o faturamento da empresa nos últimos 10 anos, Musella agora tem um novo sonho: tornar a Ibema a melhor empresa de papelcartão do Brasil. O sonho começou com a transação realizada entre a Ibema e a Suzano Celulose e Papel, quando esta se tornou sócia no início deste ano e ele assumiu a presidência da companhia. O executivo herdou de Martins uma Ibema revolucionada: a empresa passou de um volume produtivo de 90 mil toneladas em 2015 para 140 mil neste ano, incorporando mais uma fábrica, a de Embu das Artes, e todos os seus produtos, colaboradores, a maioria dos clientes e fornecedores.

O Diretor Industrial Fernando Sandri, o consultor Fabio Mestriner, Giuseppe Musella e o Diretor Comercial Jorge Grandi

Com esse cenário à frente, o Presidente vislumbra uma Ibema evolutiva, com um equilíbrio de retorno para todos os seus stakeholders e assertiva na utilização dos seus recursos. A companhia passa, desde janeiro, por uma profunda análise sobre as suas operações. "A empresa necessita agora de um novo olhar aprofundado sobre sua essência".

É preciso que os seus recursos sejam otimizados e sua estrutura readequada à nova realidade, para que o processo de tomada de decisão seja mais rápido e assertivo. Esta evolução passa também pelo aprimoramento dos seus processos para garantir a excelência dos serviços e a qualidade dos seus produtos. Sobre isso, Musella acrescenta: "num mercado semicomoditizado, a Ibema vai se diferenciar pela qualidade do que faz e produz. Esse é o nosso grande desafio para os próximos três anos".

Registro da equipe comercial no Seminário Técnico em Curitiba.

O executivo explica que é preciso realizar uma revisão da cadeia de valor. A ideia é extrair o máximo da cadeia produtiva, iniciando por uma adequação dos processos internos, uma revisão do portfólio de produtos, uma segmentação e modelo de relacionamento mais adequados com seus clientes e uma solidificação das parcerias com fornecedores chave.
No meio do caminho desse sonho, há dificuldades complexas a serem superadas. Uma delas é a atual situação política e econômica do país, somado a uma contração importante do mercado com um excesso de oferta de papelcartão no mundo. "É preciso levar em conta também a pressão inflacionária de todos os drivers de custo do papelcartão, como as altas taxas de juros, custo de mão de obra, da celulose, da energia e a oscilação do dólar. Estas são dificuldades que devemos superar para alcançar nossos objetivos. E, para isso, temos total autonomia e independência para encontrar as soluções do dia a dia, com a responsabilidade de prestar contas ao conselho," esclarece.

O Presidente rodeado pelos profissionais da empresa.


EQUIPE ENGAJADA E ENERGIZADA

Questionado sobre como vê a Ibema, Giuseppe Musella foi enfático: "eu encontrei uma das equipes mais engajadas e energizadas que já vi em meu percurso profissional. Porém, ela precisa de uma maior integração em rede e foco no que realmente é relevante", afirma.

Ele acredita que, para isso, é importante deixar claro as suas expectativas e ambições para os seus profissionais. Como líder, Musella diz que a liderança precisa fazer aquilo que prega a todo momento, ser exemplo por meio da coerência entre o que fala e o que faz. Segundo ele, essa é a peça-chave para o sucesso. Por isso, desde que assumiu a Presidência da Ibema, o executivo caminha pelas duas fábricas, em Turvo, na região central do Paraná, e de Embu das Artes, no interior de São Paulo, pela sede administrativa em Curitiba e pelo Centro de Distribuição localizado em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. Ele reforça que gosta de falar com todos e transitar por todas as equipes da empresa.

Por fim, Musella acredita que a sua equipe é capaz de sonhar junto e trabalhar para que os resultados sejam atingidos. "Convido todas as pessoas da equipe Ibema a embarcarem neste sonho para torná-lo realidade, alcançando um crescimento próspero e sustentável. Eu não acho que existem pessoas extraordinárias, acredito que as pessoas normais decidem fazer e fazem coisas extraordinárias, e eu sei que podemos fazer da Ibema uma empresa extraordinária", finaliza. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade