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quinta-feira, 14 de julho de 2016

PR 466: Mais de 90 acidentes com vítimas são registrados no 1º semestre de 2016.

Cabo Fernandes

Segundo um balanço divulgado pelo comandante do Posto de Pitanga da Polícia Rodoviária Estadual, cabo Vanderlei Fernandes dos Santos, foram registrados, no trecho que divide o Rio Bonito e a Subestação de Furnas – divisa entre Ivaiporã e Manoel Ribas, na PR-466, o total de 12 óbitos e 82 feridos. A estatística compreende os meses de janeiro a junho deste ano. 

O cabo Fernandes explicou que o número apontado de óbitos é apenas registrado no local do acidente, sem contar as vítimas que não resistem e morrem nos hospitais ou a caminho. Conforme o militar, no momento, a Polícia Rodoviária faz um estudo com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para que, num futuro próximo, seja implantado radares fixos nos locais mais críticos ou algum recurso seja utilizado para diminuir o número de acidentes. 

“Usamos uma estatística minuciosa para obter a velocidade de veículos, motos, caminhões e ônibus, para ter uma amostra de 100 veículos por hora para ver a velocidade que os motoristas passam. O DER deve escolher a melhor opção, como radar fixo, lombadas eletrônicas ou redutores de velocidade. Fazemos o trabalho de base, que é a coleta de dados, e a parte de engenharia do DER, com certeza, vai analisar os dados e ver a melhor opção para a região”, comentou o comandante, ressaltando que medidas têm sido cobradas pelas lideranças regionais há algum tempo.

Um dos trechos mais críticos apontados pelo comandante da Polícia Rodoviária, cabo Fernandes, é a curva de acesso a Barra Santa Salete, em Manoel Ribas. Além deste trecho, os trevos de acesso a Pitanga e o trevo de acesso aos municípios de Santa Maria do Oeste e Palmital também foram apontados como um dos mais perigosos. 

Para o cabo Fernandes, a imprudência dos motorista é uma das principais causas dos acidentes na região. Segundo ele, os motoristas passam em alta velocidade em locais que a velocidade máxima deveria ser de 60 km. O comandante também mencionou que outro agravante, que tem ocasionado os acidentes, é a ultrapassagem em locais proibidos.

Em maio deste ano, o Paraná Centro publicou uma matéria sobre o alto índice de acidente na PR-466 e a orientação do comandante aos motoristas. Mais uma vez, o semanário reforça a orientação.

Orientações aos motoristas
O cabo Fernandes informou que o tráfego de caminhões é grande nas rodovias, principalmente porque a rodovia PR-466 se transformou em um grande corredor para o escoamento da produção agrícola. Ele orientou os motoristas a ter cuidado redobrado ao fazer manobras de ultrapassagem, sempre em locais que ofereceram visão total da pista, e evitar manobras de retorno ou cruzar a pista onde não ofereça visão completa. “Nesses casos, o motorista deve procurar andar uns 100 ou 200 metros a mais até onde haja condições de realizar uma manobra”, aconselhou o militar.

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