Cabo Fernandes
Segundo um balanço divulgado pelo comandante do Posto de Pitanga da Polícia Rodoviária Estadual, cabo Vanderlei Fernandes dos Santos, foram registrados, no trecho que divide o Rio Bonito e a Subestação de Furnas – divisa entre Ivaiporã e Manoel Ribas, na PR-466, o total de 12 óbitos e 82 feridos. A estatística compreende os meses de janeiro a junho deste ano.
O cabo Fernandes explicou que o número apontado de óbitos é apenas registrado no local do acidente, sem contar as vítimas que não resistem e morrem nos hospitais ou a caminho. Conforme o militar, no momento, a Polícia Rodoviária faz um estudo com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para que, num futuro próximo, seja implantado radares fixos nos locais mais críticos ou algum recurso seja utilizado para diminuir o número de acidentes.
“Usamos uma estatística minuciosa para obter a velocidade de veículos, motos, caminhões e ônibus, para ter uma amostra de 100 veículos por hora para ver a velocidade que os motoristas passam. O DER deve escolher a melhor opção, como radar fixo, lombadas eletrônicas ou redutores de velocidade. Fazemos o trabalho de base, que é a coleta de dados, e a parte de engenharia do DER, com certeza, vai analisar os dados e ver a melhor opção para a região”, comentou o comandante, ressaltando que medidas têm sido cobradas pelas lideranças regionais há algum tempo.
Um dos trechos mais críticos apontados pelo comandante da Polícia Rodoviária, cabo Fernandes, é a curva de acesso a Barra Santa Salete, em Manoel Ribas. Além deste trecho, os trevos de acesso a Pitanga e o trevo de acesso aos municípios de Santa Maria do Oeste e Palmital também foram apontados como um dos mais perigosos.
Para o cabo Fernandes, a imprudência dos motorista é uma das principais causas dos acidentes na região. Segundo ele, os motoristas passam em alta velocidade em locais que a velocidade máxima deveria ser de 60 km. O comandante também mencionou que outro agravante, que tem ocasionado os acidentes, é a ultrapassagem em locais proibidos.
Em maio deste ano, o Paraná Centro publicou uma matéria sobre o alto índice de acidente na PR-466 e a orientação do comandante aos motoristas. Mais uma vez, o semanário reforça a orientação.
Orientações aos motoristas
O cabo Fernandes informou que o tráfego de caminhões é grande nas rodovias, principalmente porque a rodovia PR-466 se transformou em um grande corredor para o escoamento da produção agrícola. Ele orientou os motoristas a ter cuidado redobrado ao fazer manobras de ultrapassagem, sempre em locais que ofereceram visão total da pista, e evitar manobras de retorno ou cruzar a pista onde não ofereça visão completa. “Nesses casos, o motorista deve procurar andar uns 100 ou 200 metros a mais até onde haja condições de realizar uma manobra”, aconselhou o militar.
Fonte: www.paranacentro.com.br
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