[Fechar]

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Guarapuava: Pascom inicia série de estudos de documentos.


Agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Guarapuava estiveram reunidos na noite desta quinta-feira (19) para a  reunião mensal. A novidade esteve por conta do início da série de estudos dos documentos da Igreja que tratam da comunicação. O Decreto Inter Mirifica foi o primeiro, explanado por Jorge Teles, Coordenador da Pascom no Paraná.
O Decreto, aprovado em 4 de dezembro de 1963, promulgado pelo Papa Paulo VI, reconhece que os “Instrumentos da Comunicação Social” estão “entre as maravilhas” (Inter Mirifica) da tecnologia. O documento é dividido em uma pequena introdução, dois capítulos e uma conclusão, com 24 pontos no total. O capítulo primeiro versa sobre normas para o correto uso dos meios de comunicação social, enquanto o segundo capítulo traça importante relação destes meios com a pastoral e  com o apostolado da Igreja. A Conclusão fecha o documento com a exortação aos filhos da Igreja, para que coloquem em prática o referido documento.
Segundo Vanessa Pereira, Coordenadora Diocesana, todas as reuniões terão um espaço destinado à formação além da espiritualidade e  assuntos relativos à Pastoral.
A reunião contou com agentes da Pastoral das paróquias Catedral Nossa Senhora de Belém, Santuário Nossa Senhora Aparecida, Santos Anjos e Nossa Senhora de Fátima, ambas da Guarapuava, e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do município de Turvo, que marcou presença com 5 agentes.
Entre os assuntos relativos aos trabalhos da Pascom Diocesana ficou definido a presença em uma reunião do CPP - Conselho Paroquial de Pastoral, no município de Turvo, e uma tarde de formação para os agentes da Pascom daquela Paróquia. Também foram vistos alguns detalhes sobre a participação no Encontro Nacional da Pascom em Aparecida (SP) no mês de julho que, segundo a coordenação, ainda há três vagas na Van que levará a equipe.  O calendário de atividades da Pascom para 2017 será definido até o final deste mês, mas algumas ideias já surgiram, como um encontro sobre Pascom em cada um dos três decanatos (Pitanga, Pinhão e Laranjeiras) fechando com um grande encontro reunindo, além desses três, o Decanato Centro, podendo este ser um Mutirão de Comunicação.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 16 de junho,  às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade