[Fechar]

sexta-feira, 4 de março de 2016

Em Pitanga prefeitos se reúnem para debater estragos ocasionados nas lavouras pelas chuvas.



Na manhã desta quinta-feira, 3, os prefeitos e representantes das cidades de Santa Maria do Oeste, Boa Ventura de São Roque, Mato Rico, Manoel Ribas, Campina do Simão, Iretama e Cândido de Abreu estiveram em Pitanga, sede da região administrativa, para buscarem soluções às perdas da Safra 2015/2016 e estragos nas estradas rurais, ambos ocasionados pelas fortes chuvas. Em Pitanga, por exemplo, foram 411 mm de chuva registrada apenas no mês de fevereiro, quase três vezes mais do que os 150mm previstos.

O prefeito de Pitanga, Altair José Zampier aproveitou a ocasião para decretar Estado de Emergência. Outros municípios da região, como Mato Rico e Santa Maria do Oeste, devem fazer o mesmo nos próximos dias.

Por falar em Estado de Emergência, na reunião os prefeitos decidiram que por meio da Amocentro, devem realizar um decreto englobando todos os municípios afetados da associação, de forma a buscar a sensibilização por parte do Governo do Estado, uma vez de que a validade do documento está vinculada ao reconhecimento do mesmo pela Defesa Civil.

O decreto, além de ser uma ferramenta importante na busca por recursos para recuperação das estradas rurais (só em Pitanga foram mais de 2.600 kms de estradas afetadas, 29 pontes e 21 bueiros), deve servir de aparato para os agricultores buscarem a diminuição do prejuízo, por meio do Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária ) e de seguros rurais. “Infelizmente essa é uma reunião à qual nos entristece muito em fazer. Gostaríamos de ver nossa região como tem sido nos últimos anos, com recorde de produção. Mas não adianta ficarmos lamentando, o negócio é correr atrás de soluções. Levantamos a quantidade de estradas, pontes e bueiros afetados, além da quantidade de produção perdida, na casa dos 40%. Com isso, esperamos não termos uma negativa por parte da Defesa Civil, pois esta iniciativa só valerá a pena se os municípios estiverem de posse do reconhecimento do Estado de Emergência pelo Governo do Estado”, destacou o prefeito Zampier.

A reunião contou com a presença de representantes dos bancos Sicredi, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, os quais explicaram os procedimentos que serão realizados numa verdadeira força tarefa para atender a todos os pedidos de seguro e Proagro. Só nesta semana, já foram mais de 300. O chefe do Núcleo Regional de Agricultura de Ivaiporã, Antonio Vila Real esteve no evento e comprometeu-se a levar os pleitos discutidos até o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, com o qual os prefeitos devem reunir-se nos próximos dias em busca de auxílio na recuperação das estradas rurais.

O prefeito Zampier agradeceu aos representantes do Governo do Estado, por meio da regional da Seab (Secretaria da Agricultura e Abastecimento) e do Deral (Departamento de Economia Rural), prefeitos, secretários de Agricultura, cooperativas e sindicatos por atenderam ao convite e participarem da reunião que, segundo Zampier, “é um importante capítulo de mais uma luta em prol do produtor rural.”

Fonte: Blog Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade