[Fechar]

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Em Turvo foi apresentado projeto de combate ao Aedes aegypt.


A secretária da Saúde, Sônia Bruger, se reuniu na manhã desta segunda-feira, 1º, com as equipes da Vigilância Sanitária e Agentes Comunitários para apresentar um projeto de combate ao Aedes aegypt – o mosquito que transmite a Dengue, o Zica Vírus e a Febre Chikungunya.

Os casos dessas doenças têm aumentado de forma alarmante, o que tem gerado grande preocupação em todo o país e não é diferente no município de Turvo. A secretária ressaltou a importância de um trabalho conjunto, com todos limpando os quintais e eliminando focos e possíveis criadouros do mosquito.

Diante dessa preocupação é que ela também apresentou um projeto de trabalho constante na cidade. O objetivo é que cada grupo e empresa faça orientações e mutirões junto a seus membros em sua área de atuação como a Apae, entidades, grupo de Escoteiros, Grupo de Jovens, Pastoral da Criança, líderes de bairro, mídias e imprensa, conselhos municipais, bancos e cooperativas e empresas.

A orientação é de que sejam feitas visitas domiciliares e eliminação de focos dos criadouros do mosquito, conscientização e o convite à adesão da população; A realização de palestras nas sedes das instituições e associações; mobilização de blitz nas ruas da cidade, com panfletagem e educação contra os criadouros do mosquito e adesão ao projeto. Além disso, uma vez por mês haverá a realização de ações em conjunto com todas as instituições.

Outra ação importante é a implantação do “Selo na Porta”. Com isso, a partir da segunda visita e/ou denúncia recebida será efetuada a colocação dos selos vermelho (perigo), amarelo (atenção) ou verde (livre de dengue) nas residências ou estabelecimentos, pelos Agentes Comunitários de Endemias ou Agentes Comunitários de Saúde (Vigilância Sanitária).

Para auxiliar no trabalho e denúncias foi criado o Radar Cidadão, que serve como um canal da ouvidoria para receber denúncias de irregularidades que favorecem o criadouro do Aedes aegypt. Para tanto, basta enviar fotos do local onde há o problema para o e-mail turvoradar@gmail.com para que seja feito o registro e as providências sejam tomadas.

Para quem quiser conhecer melhor como o trabalho será feito e tirar dúvidas sobre o assunto, no dia 15 deste mês a secretária da Saúde apresentará o projeto na Câmara Municipal. Será às 14 horas e toda a população pode participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade