[Fechar]

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Número de pessoas atingidas pelas chuvas no Paraná passa de 5,7 mil

Casa onde estava uma idosa, de 78 anos, desaparecida após a enxurrada, foi arrastada por cerca de 500 metros; o marido dela foi resgatado por policiais militares (Foto: Michelli Arenza / RPC)

Em Manfrinópolis, a força da água arrastou casas e carros. Segundo os moradores, o nível dos rios subiu muito rápido. "Foi uma coisa terrível, que eu nunca tinha visto antes", contou o radialista Adelmo Kochi.

A enxurrada que desceu um dos morros que cercam a cidade deixou uma pessoa morta e até as 14h uma senhora, de 78 anos, continuava desaparecida. O marido dela conseguiu se segurar em uma árvore até ser resgatado por policiais militares. As casas das duas vítimas foram levadas pela água. No relatório, o número de imóveis danificados e de feridos não foi divulgado.

A prefeitura informou que as águas arrastaram ao menos 15 residências. O prefeito Cláudio Gubert (PP) calcula que 80% do município de 3 mil habitantes tenham sido destruídos pela chuva. "Estamos trabalhando para providenciar abrigo, alimentos e o que mais as pessoas atingidas estejam precisando."

Informações sobre doações às famílias de Manfrinópolis podem ser obtidas pelo telefone (46) 3562-1001.

Houve problemas ainda em Francisco Beltrão e Marmeleiro, também no sudoeste, onde 20 pessoas foram atingidas, além de Bom Jesus do Sul, com outras 28 pessoas que tiveram de ser socorridas. O relatório cita ainda a cidade de Irati, na região central do estado, com registro de alagamentos.

Durante a noite, a Polícia Militar e a Defesa Civil de Santo Antônio do Sudoeste tiveram de resgatar famílias que ficaram ilhadas nas casas por causa dos alagamentos, principalmente nas áreas que margeiam os rios Cedro e Santo Antônio. Interessados em fazer doações podem telefonar para a prefeitura da cidade, no telefone (46) 3563-8000.

O levantamento da Defesa Civil contabiliza estragos também em Corbélia, Matelândia, no oeste, e Guarapuava, na região central.

Fornecimento de energia
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que das cerca de 60 mil unidades consumidores afetadas em algum momento em 70 municípios do estado, apenas seis mil ainda permaneciam sem energia no fim da manhã, a maioria em áreas rurais.

Os problemas mais significativos, destacou, foram registrados nas regiões de Marechal Cândido Rondon, onde sete postes foram quebrados da linha de alta tensão que atende o frigorífico da cidade, e Toledo, com outros dez postes quebrados e cabos rompidos devido à queda de árvores sobre as redes nas comunidades Dez de Maio e Vila Nova.

Em Cascavel, próximo ao trevo Cataratas, a queda de uma árvore quebrou quatro postes, que devem ser trocados durante a tarde. Veja mais...

Fonte: G1 PR
Publicidade