[Fechar]

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Chuva prejudica produção de trigo e indústria analisa qualidade do grão.

Do G1 PR

O fenômeno 'El Niño', causado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, tem mexido com o clima do país, especialmente na região Sul, e provocado mudanças nas correntes atmosféricas. O alto volume de chuvas está aumentando o custo de produção das culturas de inverno.

Em Guarapuava, o produtor fazia, em média, seis aplicações de produtos na lavoura para controlar as doenças que se desenvolvem com a umidade. Em 2015, porém, foram necessárias aproximadamente dez. "O excesso de pluviosidade que desencadeou problemas de enchimento de grãos e desencadeamento de algumas doenças relacionadas a espiga", confirma o agrônomo Marcelo Cruz Mendes. 

A chuva atrapalhou o trigo já no plantio, no mês de julho. Na colheita, os dias nublados prosseguiram, o que atingiu diretamento o rendimento das lavouras. "Com tecnologia, conseguimos produzir acima de cinco toneladas. Só que por causa desse excesso de chuvas chegamos a produzir perto de três toneladas. O que é um grande prejuízo", diz o agricultor Anton Kreuscher. 

Em uma moageira de trigo para panificação não é qualquer trigo que é selecionado. O comprador precisa ter um mínimo de qualidade para beneficiar o grão. Este ano o setor está tendo que ir mais longe para encontrar a matéria-prima com padrão exigido pelas padarias. "Estamos trazendo um pouco de trigo do Paraguai e também do norte do Paraná que não pegou tanta chuva", explica o diretor comercial, Luiz Cunico. Veja aqui o vídeo da matéria.



Publicidade