[Fechar]

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Provas do Enem acontecem no fim de semana

Além de manter os estudos em dia, algumas dicas são importantes para quem vai fazer o exame pela primeira vez ou tem alguma dúvida quanto ao local das provas


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão neste sábado (24) e domingo (25). Além de manter os estudos em dia, algumas dicas são importantes para quem vai fazer o exame pela primeira vez ou tem alguma dúvida quanto ao local das provas. 
Neste ano, diferente do que ocorreu em edições anteriores, o cartão de confirmação não será entregue pelos Correios e deve ser consultado pelo endereço enem.inep.gov.br/cartao-de-confirmacao.html. Com o cartão, o candidato terá acesso a informações como a data, hora, local das provas e poderá verificar se seus dados pessoais estão corretos. 

Os participantes também podem utilizar o cartão para pedir atendimento especializado ou específico, se necessário, confirmar a opção de língua estrangeira feita na inscrição e solicitar o certificado do ensino médio, se for o caso. 

É importante que os candidatos não deixem a consulta para a última hora, pois pode haver falhas no sistema devido ao grande número de acessos ao site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).

Outra dica importante é que os candidatos façam o percurso até os locais das provas com antecedência para conhecer o trajeto e os horários dos ônibus, evitando atrasos. No dia das provas, o ideal é chegar uma hora antes. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30.

Como os candidatos não poderão fazer intervalo para alimentação, é permitido que levem lanches leves e água para consumir durante o exame. As provas terão duração de 4h30 no sábado e 5h30 no domingo.

No primeiro dia serão aplicadas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciência da Natureza e suas Tecnologias. O segundo dia será dedicado a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.

A pontuação no exame pode ser usada pelos candidatos em programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidade públicas, e Programa Universidade para Todos (ProUni), para vagas em instituições particulares. O Enem também classifica os melhores candidatos para bolsas de intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteira e contratos com o Financiamento Estudantil (Fies). Para mais informações enem.inep.gov.br

Publicidade