[Fechar]

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Moradores tentam consertar estragos causados pela chuva em Ipiranga.


Do G1 PR
Mesmo com a chuva que continuou no domingo (11), os moradores de Ipiranga, na região central do Paraná, tentaram consertar os estragos causados pelo temporal de granizo que atingiu o município na quinta (8) e na sexta-feira (9). A Prefeitura de Ipiranga declarou estado de calamidade pública – são mais de R$ 35 milhões em prejuízos.

O temporal, acompanhado de vento e granizo, deixou 25 pessoas feridas e 1.780 casas danificadas. A chuva também danificou mais de 50 prédios públicos na cidade. Três pessoas permanecem desabrigadas, conforme o boletim atualizado pela Defesa Civil estadual às 8h desta segunda-feira (12).

Ipiranga fica a 170 quilômetros de Curitiba e tem, aproximadamente, 14 mil habitantes – mais da metade da população foi prejudicada pelas chuvas, segundo a Defesa Civil. Em todo o Paraná, 11.504 pessoas, em 19 municípios, foram atingidas pelo temporal.

Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, a segunda-feira deve continuar chuvosa em grande parte do Paraná. Em Ipiranga, há previsão de chuva para o dia todo.

Prejuízos em Ipiranga
O único hospital da cidade foi interditado porque a estrutura corre o risco de desabar. O atendimento médico ocorre em uma tenda improvisada e em salas comerciais. Os casos mais graves são transferidos para Ponta Grossa, nos Campos Gerais do estado.

Assistentes sociais realizam o cadastramento das famílias que tiveram prejuízos e precisam receber ajuda. Quatro famílias que tiveram as casas condenadas pela Defesa Civil estão abrigadas temporariamente em um ginásio de esportes. No ginásio, também foi montada uma central de apoio que recebe as doações que não param de chegar. A prefeitura municipal pede doações de colchões, cobertores, roupas e alimentos. Uma cozinha comunitária foi montada para atender quem precisa de ajuda.

As doações podem ser entregues na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Ponta Grossa, na Rua Ataulfo Alves, 351, no Jardim América. Nas demais cidades que pertencem à AMCG, os donativos podem ser levados às sedes das prefeituras.

O Governo do Paraná determinou o repasse de R$ 500 mil para a prefeitura de Ipiranga comprar medicamentos, insumos e outros equipamentos necessários para garantir o atendimento de saúde na cidade.
As cidades com ocorrências registradas devido à chuva são:
Veja a matéria completa clicando aqui

Publicidade