[Fechar]

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Goioxim: Temporal deixa 178 desabrigados e mais de dois mil atingidos

Da Central Cultura de Guarapuava
Ouça mais na reportagem de Luan Chagas. Para ouvir, Clique aqui

As chuvas que passaram pela região nesta segunda-feira (7) atingiram mais de duas mil pessoas e deixaram diversos estragos. Em Goioxim, 178 pessoas continuam desabrigadas e estão sendo atendidas pela Prefeitura da cidade e a Defesa Civil. Muitas delas foram encaminhadas a um Ginásio de Esportes e outras estão em casa de parentes e amigos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o granizo e o vento geraram diversos destelhamentos das 21h até as 23h no município. O Pinhão e o Candói também registraram pontos de alagamento e distribuição de lonas durante a madrugada.

O prefeito do Goioxim, Elias Schreiner relatou que algumas pedras de granizo tinham o tamanho de uma laranja. “Aqui foi bastante grave, estamos felizes por um lado porque todos estão ajudando, mas as pedras chegaram ao tamanho de uma laranja, o que gerou muitos estragos, e num primeiro momento vamos atender essa população de duas mil pessoas no perímetro urbano, além das comunidades rurais que ainda estamos mapeando”, destacou Schreiner.

Segundo o Tenente Motta, do 5° Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava, o trabalho começou às 21h e seguiu durante a madrugada. “Fomos acionados pela Polícia Militar de Goioxim e ao chegarmos lá a maior parte da concentração era em frente à Prefeitura, o detalhe é que fizemos a entrega de lonas, que chegou a 178 famílias. Durante toda a madrugada as pessoas que tiveram problemas para proteger os móveis por causa da chuva foram atendidas com as lonas que servem somente para isso”, afirmou.

O atendimento continua durante todo o dia de hoje no município de Goioxim , assim como o estado de alerta em toda a região com a previsão de novas chuvas para os próximos dias. As aulas estão suspensas durante esta terça-feira (8).

Outras regiões

Foz do Iguaçu decretou estado de emergência na manhã desta terça-feira. A medida foi tomada por causa das fortes chuvas de granizo durante a madrugada, que afetaram pelo menos duas mil pessoas no município. Segundo relatório da Defesa Civil estadual, pelo menos 500 casas foram danificadas pelo temporal.

Já em Nova Esperança, no Noroeste, 300 casas foram danificadas pelo granizo, atingindo 1,2 mil pessoas. A cidade decretou estado de emergência. Em todo o estado, pelo menos 6.870 paranaenses foram afetados pelas chuvas na madrugada. Além do granizo, vendavais danificaram cerca de 160 casas nas cidades de Ampére, Capanema e Planalto, no Sudoeste. Cinco pessoas ficaram feridas.

Pela manhã, seguiu chovendo forte em todo estado. Em Londrina, a estação meteorológica do Simepar registrou queda de 24,8 milímetros em apenas uma hora. A Defesa Civil deve lançar novo relatório por volta do meio dia

Publicidade