[Fechar]

terça-feira, 21 de julho de 2015

Polícia Civil de Ivaiporã prende maior suspeito de furto de gados e cavalos do Vale do Ivaí


Numa investigação conduzida pelo delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante, foi preso o homem considerado maior ladrão de gados e cavalos do Vale do Ivaí. Trata-se Marcelo José Sales, 28 anos. Ele é natural de Jardim Alegre e foi preso na Vila Nova Porã, em Ivaiporã. 

O Paraná Centro conversou com Gustavo Dante, por telefone, sobre a prisão do suspeito e, segundo o delegado, Marcelo Sales era investigado há um certo tempo. “Após investigações, representei pela prisão preventiva de Marcelo Sales, que foi acatada pelo poder Judiciário de Ivaiporã”, informou Gustavo Dante, acrescentando que o mandado de prisão foi cumprido pelos investigadores da Polícia Civil de Ivaiporã, Aparecido Pinto da Silva e Osias Ienzen, com apoio da Polícia Militar e Serviço de Inteligência (P2) da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã.

“Agora, iremos aprofundar as investigações, porque Marcelo Sales pode fazer parte de uma associação criminosa composta por 8 elementos – incluindo Sales”, comentou o delegado. 

Marcelo Sales foi autuado por furto qualificado (Artigo 155 do Código Penal).

Furto de 8 cabeça de gado (Nelore) 
No dia 19 de junho, a Polícia Militar de Jardim Alegre e Ivaiporã recuperaram o caminhão Volkswagen VW 13180, placas ATM-1219/Turvo, usado para furtar 8 cabeças de gado – raça Nelore. 

O proprietário dos animais, Antônio Paixão, foi alertado por um vizinho, informando que havia um caminhão e pessoas estranhas na propriedade embarcando os animais. Antônio Paixão foi à propriedade, que fica entre os municípios de Ivaiporã e Jardim Alegre, acompanhado da Polícia Militar de Ivaiporã, constatou que as porteiras foram arrombadas e que havia sinais de pneus de caminhão.

Os soldados Gomes e Moretti – Departamento de Polícia Militar de Jardim Alegre, foram informados acerca do furto e viram o caminhão trafegar sentido Ivaiporã/Lidianópolis. Os policiais atravessaram a viatura na pista para tentar parar o caminhão. Mas o motorista avançou, obrigando os policiais militares a recuar na pista para evitar uma colisão. 
Conforme Boletim de Ocorrência, o motorista fugiu e pôs em risco a vida de quem circulava pela rodovia – inclusive obrigando um ônibus de transporte escolar a sair para o acostamento.

Entre Jardim Alegre e Lidianópolis, o motorista do caminhão pegou uma estrada secundária, enquanto a Polícia Militar de Jardim Alegre seguiu por um atalho, o que permitiu parar a frente ao caminhão.
Nesse momento, houve um choque entre os veículos, colidindo na lateral esquerda dianteira da viatura. Em seguida, o motorista fugiu. Suspeita-se que ele estava acompanhado.

As 8 cabeças de Nelore – 1 boi e 7 vacas foram recuperadas. Mas um deles morreu, provavelmente por causa das manobras realizadas pelo motorista do caminhão. Os animais foram avaliados em R$20 mil. Na cabine do caminhão havia extrato do Banco Itaú, boleto bancário, 3 comprovantes de entrada de animais em leilão e nota fiscal.
O caminhão e os papeis foram encaminhados para a 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã.

Na ocasião da apreensão do caminhão, o investigador Osias Ienzen declarou que a prisão dos envolvidos era “uma questão de dias”. 
Conforme Osias Ienzen, a associação criminosa é investigada há um ano. “Pelas informações levantadas, quando se trata cavalos e gados de raça, os animais são vendidos em leilões. Em outros casos são abatidos ou usados para reprodução – depende da raça”, esclareceu o investigador, acrescentando que a prisão dos demais suspeitos fará parte da “Operação 
Boiadeira”, deflagrada em julho de 2014.





Delegado Gustavo

Fonte: www.paranacentro.com.br



Publicidade