[Fechar]

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Governo Federal seleciona Faculdade Campo Real para abertura de curso de medicina.

Ação do Programa Mais Médicos vai abrir na instituição
 mais 55 vagas para o curso de medicina em Guarapuava

Foi divulgado nessa sexta-feira (10) pelo ministro da Educação, Renato Janine, e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, o resultado das instituições privadas selecionadas para criação de novos cursos de medicina em todo o país. O município de Guarapuava vai receber 55 vagas que serão implantadas na Faculdade Campo Real. A ação é parte das medidas do Programa Mais Médicos, que visam a expansão e interiorização da formação médica no país e totaliza a abertura de 2.290 novas vagas, sendo 215 no Paraná.

O deputado federal Zeca Dirceu PT/PR vem trabalhando junto ao Governo Federal na expansão dos cursos de medicina ofertado pelas instituições privadas. Para o parlamentar esse é um momento de alegria. “Estou muito feliz que Guarapuava está entre as cidades com instituições selecionadas. Me enche de orgulho saber que a Faculdade Campo Real foi selecionada e vai oferecer o curso de medicina pelo qual tanto lutamos em Brasília”, disse o deputado.

O presidente da mantenedora da Faculdade Campo Real de Guarapuava, Dr. Antonio Cezar Ribas Pacheco, destacou a conquista como uma oportunidade de mostrar a capacidade da instituição. “É um momento de euforia que estamos vivenciando e passado esse momento temos que nos concentrar na responsabilidade que temos de abrir um curso de excelência, responsabilidade e credibilidade para que no futuro ele seja não só considerado como uma opção pelos futuros estudantes, mas escolhido por eles”, disse.

Pacheco ressaltou ainda o esforço coletivo de todos que participaram do processo. “Foi um trabalho conjunto e um esforço coletivo pela conquista do curso. Agradecemos todo o empenho do deputado Zeca e queremos convidá-lo a conhecer nosso curso na primeira oportunidade”, completou.

O ministro da saúde, Arthur Chioro, também caracterizou o momento como um marco para a saúde do país. “O Mais Médicos não é apenas uma política de provimento e garantia na Atenção Básica. É uma medida estruturante da formação médica no Brasil”, completou. As escolas também estão assumindo esse compromisso, que trará uma contribuição imensa para o nosso país", afirmou o ministro.

Para o ministro da Educação, Renato Janine, a expansão das vagas terão resultados em longo prazo. “A abertura dos novos cursos de Medicina é uma medida importante e terá o acompanhamento do Ministério da Educação para garantir a qualidade do processo em todas as etapas. A população sentirá os efeitos no futuro com a formação desses profissionais”, destacou. As instituições de ensino superior (IES) particulares devem implantar os cursos em até 18 meses.

A expectativa é de que, com as novas vagas, o país passe de 374 mil para 600 mil médicos até 2026 (total de 2,7 médicos por grupo de mil habitantes). Esta estratégia contribuirá para levar atendimento médico ao interior do país.

Fonte: Deputado Federal ZECA DIRCEU
Publicidade