[Fechar]

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Eleitores da região central enfrentam fila para cadastro biométrico.

Dos 153 mil eleitores da região, apenas 3 mil fizeram o cadastramento.

Falta de equipamentos e número reduzido de guichês provocam demora.

Do G1 PR, com informações da RPC de Guarapuava

Eleitores de Guarapuava, Turvo, Foz do Jordão e Campina do Simão, na região central do Paraná, estão enfrentando filas para fazer o cadastro biométrico em Guarapuava. A demora se deve à falta de equipamentos. Em consequência, o número de guichês de atendimento está reduzido. Até agora, dos 153 mil eleitores da região, 3 mil passaram pelo procedimento.

O cadastramento começou em maio em Guarapuava. É possível agendar o dia e o horário pela internet, na página do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Para quem consegue agendar, fica mais fácil ser atendido.

“Fiz pela internet o agendamento. Aí, foi só chegar, pegar a senha cinco minutos antes e tranquilo, está sendo bem rápido”, afirma o atendente de farmácia Josival de Oliveira Souza. Entretanto, até fazer o agendamento está complicado. Não há mais horários disponíveis para julho.

Na manhã de quinta-feira (25), havia fila até do lado de fora. Os bancos de espera para cadastrar as impressões digitais estavam lotados. A média de espera tem sido 3 horas em Guarapuava.

O cartório eleitoral justifica a demora dizendo que não recebeu todas as máquinas para fazer a biometria - dos 45 equipamentos previstos, apenas 10 chegaram.

“Houve demora no envio dos kits. A maioria é importado e teve problemas alfandegários. Também houve dificuldade na configuração dos programas. Tudo gerou a demora”, explica a chefe do cartório, Priscila Gelenski Olanyk. Segundo ela, o restante das máquinas deve chegar nos próximos dias. "Aí, o agendamento vai ser normalizado, vão abrir novas vagas e não vai haver tanta demora no atendimento”, diz.

O cadastramento segue até 30 de setembro e é obrigatório, segundo o TRE. Os eleitores devem ir ao cartório eleitoral da cidade levando um documento pessoal e um comprovante de residência. O cadastro é gratuito. O eleitor que não fizer o cadastramento terá o título cancelado e não poderá obter documentos públicos, como passaporte, nem votar nas próximas eleições.

A biometria
A biometria começou a ser usada pela Justiça Eleitoral em 2008 para evitar fraudes nas eleições, segundo a Justiça Eleitoral. O primeiro município do Paraná a adotar a biometria foi Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em 2012, a identificação pelas digitais foi implantada em Curitiba. Nas eleições de 2014, o novo sistema foi utilizado em Londrina, Maringá, Tamarana, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba e Paiçandu.
Publicidade