[Fechar]

quarta-feira, 25 de março de 2015

Secretário anuncia mudanças na segurança da PIG e do Crag.


O secretario da Segurança Publica e Administração Penitenciaria do Paraná, Fernando Francischini, anunciou a criação de um de Setor de Operações Especiais (SOE) em que vai reforçar a segurança dos agentes penitenciários que trabalham na região de Guarapuava. Francischini ainda determinou a transferência de cerca de 40 presos da unidade de Guarapuava. Os anúncios foram feitos durante uma reunião na tarde desta terça-feira (23), em Curitiba, com representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), deputados estaduais da região e forças de segurança da cidade. 

Segundo o secretário, o encontro foi promovido para ampliar a discussão sobre a segurança aos agentes penitenciários. "É grave a segurança dos agentes penitenciários e a gente vem alertando sobre isso deste que assumimos a secretaria. Temos hoje que administrar 30 mil profissionais de segurança e 28 mil presos em mais de 30 unidades. É um grande trabalho, difícil de ser elaborado, e a segurança é prioridade”, afirmou. 

Francischini anunciou que o SOE irá auxiliar na segurança dos trabalhadores dentro do sistema penitenciário. “Nós tivemos uma grande perda em Guarapuava com um agente morto por bandidos que invadiram nossa unidade de regime semiaberto e resolvemos criar uma unidade de operações especiais do sistema penitenciário, que é uma unidade com treinamento diferenciado e que usa armamento não letal em determinadas situações, para dar COBERTURA aos agentes penitenciários”, disse. 

Outro ponto ressaltado no encontro foi o acordo de solicitação ao Governo do Estado sobre a nomeação de mais 140 servidores que passaram em concurso e ainda não foram chamados. “Vamos tentar acelerar a retomada do processo de contratação de concurso público. Estamos na fase final do concurso, mas vou levar ao governador a necessidade para que eu possa dar continuidade no processo para chamar essas 140 vagas já que nos estamos tento muitas baixas, aposentadorias, exonerações”, ressaltou. 

Outra ação comentada por Francischini foi sobre a transferência de detentos que estão cumprindo pena em Guarapuava para outras unidades penitenciárias. “Determinei a retirada de presos que têm condenações que estão na cadeia pública, cerca de 40 presos”, completou. 

Estavam presentes na reunião o atual diretor do Departamento de Execução Penal (Depen), Cezinando Paredes, o delegado da Polícia Federal Roberto Milaneze, que assumirá o Depen nas próximas semanas; o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, o delegado-titular da 14ª SDP, Rubens Miranda Junior, representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), o deputado estadual Artagão Júnior, deputado estadual Bernardo Carli, e a deputada estadual Cristina Silvestri, além da promotora da Vara de Execuções Penais, Marcia Broietti.

Fonte: www.centralcultura.com.br
Publicidade