[Fechar]

sexta-feira, 6 de março de 2015

Professores em greve são notificados de decisão para retorno das aulas

Justiça determinou retorno imediato das aulas da rede pública do Paraná.
Em greve há 26 dias, categoria disse que vai recorrer da liminar.
Do G1 PR

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) confirmou que foi notificado pela Justiça nesta sexta-feira (6) sobre a decisão judicial que determinou o retorno às aulas. O sindicato deverá informar oficialmente a categoria do teor da decisão em 24 horas, mas informou que deverá entrar com recurso contra a decisão liminar.

Os professores e funcionários estão em greve desde 9 de fevereiro, há 26 dias. Foram realizadas diversas reuniões entre a categoria e o governo, nas quais ambas as partes afirmaram ter obtido avanços. Apesar disso, os trabalhadores entenderam que as propostas ainda não eram suficientes para garantir o retorno às aulas, de forma que o Governo do Paraná pediu na Justiça a volta.


A notificação ocorreu na manhã desta sexta, durante reunião realizada no Tribunal de Justiça, convocada pelo desembargador Luiz Mateus de Lima. Participaram membros da APP-Sindicato e do governo, e novos ajustes foram feitos nas propostas de negociação. O comando de greve se comprometeu a avaliar ainda nesta sexta o conteúdo, e enviar a avaliação para o restante da categoria.


Pendências

O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, afirmou na manhã desta sexta-feira que ainda restam pendências desejadas pelos trabalhadores. "Ainda falta definir um calendário de pagamento de atrasos que o governo deve sobre promoções e progressões, nomeação de 463 professores, porque eles [o governo] tinham prometido fazer um decreto e não fizeram ainda, e consolidar o tema da redistribuição de turmas porque ainda temos turmas superlotadas", destaca Hermes.


26º dia de greve

Os professores e funcionários de escolas públicas do Paraná estão parados desde o dia 9 de fevereiro, quando quase um milhão de estudantes deveriam ter começado o ano letivo. Desde então, os trabalhadores estão acampados em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR). A mobilização dos servidores reúne cerca de 100 mil pessoas em todo o estado.

Publicidade