[Fechar]

terça-feira, 17 de março de 2015

Mulheres da Ibema: da produção à gestão

Profissionais do sexo feminino estão em todas as áreas da empresa

Estimular a ascensão profissional de qualquer colaborador, sem restrições, está no cerne da Ibema. A terceira maior fabricante de papelcartão do país conta, atualmente, com 181 mulheres, o que representa 24,69% do quadro de colaboradores. Segundo dados recentes, 63,54% das profissionais são solteiras e possuem idade média de 29 anos. Elas estão à frente de setores considerados essenciais para a empresa, como Fábrica, Comercial, Suprimentos, Meio Ambiente, Marketing e Inovação, entre outras áreas.

No setor de Acabamento – área que exige precisão, cuidado e estética - as mulheres são maioria. As profissionais operam as cortadeiras da empresa devido ao cuidado diferenciado com relação à qualidade. “As operadoras analisam, liberam ou reprovam o produto”, afirma Elizangela Durigon, Supervisora de Gestão de Pessoas. 

De acordo com a Supervisora, gerir mulheres exige um cuidado maior, principalmente no que tange a administração de conflitos. “Muitas vezes a abordagem precisa ser realizada com mais calma e compreensão. É preciso encontrar o equilíbrio entre emoção, intuição, sensibilidade, afetividades visto que, via de regra as mulheres mostram-se mais sensíveis às adversidades encontradas no ambiente de trabalho”, destaca.

Conheça abaixo algumas das profissionais que fazem a diferença na Ibema.


Clarice Battistelli e a capacidade de empoderar

Desde 2014, a assistente social Clarice Battistelli comanda o Centro Comunitário da Ibema, localizado em Faxinal da Boa Vista. Uma de suas atribuições enquanto Analista de Responsabilidade Social da empresa é ser a ‘ponte’ entre os anseios das mulheres da comunidade do entorno da fábrica e a transformação desses desejos em ação. “As mulheres de Faxinal da Boa Vista primam pelos cuidados com a família, desenvolvendo as tarefas da casa. Elas também demonstram a necessidade de momentos de lazer, de encontro com amigas e vizinhança, o que ocorre nos momentos de participação em ‘clubes de mãe’ ou nas ‘oficinas de aprendizagem’, desenvolvidas com o apoio do Centro Comunitário. Porém, apenas algumas se sobressaem com tendências à busca por uma atividade profissional e financeira”, explica. Estimular mudanças a partir desta realidade, apresentando novas perspectivas e empoderar estas mulheres é uma das missões de Clarice.

“Vejo que as mulheres na Ibema não são vistas de forma diferenciada dos homens em relação ao aspecto técnico/profissional, sendo valorizadas a partir de suas competências. Existe um número ainda restrito de mulheres em cargos de liderança, mas essa não é uma característica apenas da Ibema, mas sim o reflexo de uma sociedade onde a mulher demorou séculos para iniciar a conquista de espaços profissionais”, afirma.


Adriana Klemann Rohweder e o time da logística

Analisar e reestruturar equipe e processos, identificar talentos, trabalhar na resolução de problemas e na construção de indicadores de performance. Estes são apenas alguns dos desafios enfrentados diariamente por Adriana Klemann Rohweder, Gerente de Logística.

A profissional lidera uma equipe composta por 60 pessoas, das quais 11 são mulheres. “Jamais enfrentei qualquer dificuldade ou diferenciação em Logística por ser mulher. Quando você executa ações e comunicação eficazes e trata seu próximo com respeito, qualquer dificuldade é vencida”, declara. Adriana completa: “todo indivíduo é diferente e especial, independentemente de ser homem ou mulher. Há uma diversidade de dons, pensamentos e sentimentos”.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicidade