[Fechar]

quinta-feira, 19 de março de 2015

Ibema cresce e aumenta o volume de fabricação de papelcartão

Com duas unidades fabris, indústria passa a produzir 140 mil toneladas/ano


Ontem (18) foi assinado o acordo de operação entre a Ibema, terceira maior fabricante de papelcartão do Brasil, e a Suzano Papel e Celulose. A Suzano passa a ser acionista em conjunto com a Ibemapar, atual acionista da empresa.

Essa transação foi viabilizada com a venda da unidade de Embu por parte da Suzano por R$ 50 milhões, valor que será pago por meio de transferência de dívida da Suzano para a Ibema no mesmo montante, somada ainda a um pagamento de R$ 8 milhões. Ao final de todas as etapas previstas no processo, a Suzano contará com 49,9% da empresa, enquanto a Ibemapar terá 50,1%.

A nova configuração da Ibema terá duas unidades fabris, localizadas em Embu, São Paulo e em Turvo, no Paraná que, juntas tem a capacidade total de produção anual de 140 mil toneladas de papelcartãoe posição competitiva. Já a Suzano tem direito a dois assentos no Conselho de Administração da Ibema, tal como a Ibemapar.

Em coletiva de imprensa realizada logo após o anúncio ao mercado, Nei Senter Martins, Presidente da Ibema, ressaltou a importância desta negociação. “A Ibema sempre esteve aberta a associações com outras empresas. Com a Suzano houve mais aderência e sinergia, por isso as negociações foram concretizadas”, declara.

O Diretor Financeiro da Suzano, Marcelo Bacci, destacou que, dentre os players de médio porte existentes, a Ibema é a que proporciona maiores sinergias neste momento. “Estamos contentes com a concretização deste acordo. A Ibema é uma empresa sólida com mais de 55 anos de mercado e este é mais um passo em busca pela competitividade e eficiência”, finaliza Bacci.

A gestão da empresa seguirá de maneira independente. A operação depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e demais órgãos reguladores. Por isso, a transação só será concretizada após conclusão de todas as etapas previstas no processo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ibema 

Publicidade