[Fechar]

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Detran-PR anuncia novas regras para concessão de carteira de habilitação

Carga horária nas autoescolas será ampliada para 25 horas, em março.
Mudança está prevista apenas para a categoria B, e inclui aulas noturnas.

Do G1 PR

A partir do dia 1º de março, os 800 Centros de Formação de Condutores (CFCs) com cadastro ativo no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) terão que adotar uma nova carga horária dos cursos de habilitação para a categoria B (carros e veículos comerciais leves). Além das atuais 20 horas de aulas práticas, o aluno terá que fazer outras cinco em período noturno.

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece ainda mudança no uso de simuladores, que passa a ser opcional, nas aulas de candidatos à habilitação na categoria "B". Aqueles que já estão em processo de habilitação não serão afetados pelas novas regras.

Os candidatos à obtenção da Autorização de Circulação e Ciclomotor (ACC) e categoria "A" (motos) também não serão afetados pela mudança e seguem tendo que fazer, no mínimo, 20 horas de aulas práticas para o exame de direção.

Em 2014, o Detran prorrogou por 90 dias o prazo para que a nova carga horária entrasse em vigor. "Estendemos o prazo para que as autoescolas tivessem condições de atender às demandas de alunos e se adequassem aos novos procedimentos e agendas. A mudança na carga horária é necessária para tornar ainda melhor a formação dos novos condutores e fundamental para um trânsito seguro", justificou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Publicidade