[Fechar]

domingo, 11 de janeiro de 2015

Guarapuava: Cadeia tem 699 presos. Capacidade é para 210











Redesul com informações de Gazeta do Povo


Um levantamento realizado pelo jornal Gazeta do Povo e publicado neste domingo (11) aponta que a cadeia de Guarapuava, anexa à 14ª SDP, está com 699 presos, enquanto a capacidade é para 210 detentos. Esse número corresponde a 333% acima do limite. Os números constam de um levantamento nas 156 comarcas do Estado.

O número de presos em delegacias de comarcas foi obtido no sistema Business Ingelligence da Secretaria de Justiça, que têm o mapa do sistema carcerário do estado. O número de vagas em delegacias é do relatório gerencial da polícia.

A solução do problema crônico da custódia de presos em delegacias do Paraná está condicionada à abertura de novas vagas. Desde 2013, o estado firmou contrato para a construção de 12 novos presídios e para a ampliação de oito unidades do sistema penitenciário
“É um problema insolúvel. Com as obras paradas, não se criam novas vagas. A polícia, obviamente, continua prendendo. Onde se vai manter essas pessoas? Não tem onde pôr”, diz a advogada Isabel Kügler Mendes, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB.

DOIS ANOS

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, prevê que a questão seja resolvida em um prazo de dois anos. Nesta semana, a Sesp criou o setor de Engenharia e Arquitetura, que vai se encarregar de acompanhar o ritmo das obras. “O plano é acelerar o andamento das obras para que elas estejam concluídas no fim de 2016. Em dois anos, vamos solucionar efetivamente o problema, quase que zerando o número de presos em delegacias”, garante.

Francischini ressalta que o volume de pessoas mantidas em carceragens da Polícia Civil já vinha caindo no Paraná ao longo dos últimos quatro anos. Em 2011, mais de 16 mil presos lotavam as celas dos distritos policiais do estado. O secretário entende a erradicação dos presos em delegacias como um dos principais desafios de sua gestão. “Nos preocupa muito, por isso é uma das nossas principais missões”, sintetiza.

Fonte: www.redesuldenoticias.com.br/com informações de Gazeta do Povo 




Publicidade