[Fechar]

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Incra reconhece território quilombola no Paraná pela primeira vez

Território Quilombola Paiol de Telha foi reconhecido nesta terça-feira (21).
Mais de 300 famílias saíram do local, em Reserva do Iguaçu, há 40 anos.



O Território Quilombola Invernada Paiol de Telha, em Reserva do Iguaçu, na região central doParaná, foi reconhecido oficialmente nesta terça-feira (21) pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A comunidade é a primeira do Paraná a chegar nesta fase do processo de titulação. “A partir de agora, tudo vai mudar”, diz a integrante da comunidade Ana Maria Santos da Cruz.

A portaria dá reconhecimento a uma área de 2.959 hectares. Mais de 300 famílias que tiveram que deixar as terras, há cerca de 40 anos, vão poder voltar para o local. “Nós vamos ter de volta a nossa cultura e a nossa religião. Cada um sabe o pedacinho de terra em que os pais, os avós e outros parentes viviam”, afirma Ana.

As áreas haviam sido ocupadas por produtores de grãos da Cooperativa Agrária Agroindustrial Entre Rios. O processo de retomada do território começou em 2005. “Diferente de um assentamento de reforma agrária, essa comunidade rural receberá a terra continuamente, não será dividida em lotes. O território já está reconhecido. Nosso trabalho, em 2015, é garantir que a comunidade Paiol de Telha viva no seu território”, explica o presidente do INCRA, Carlos Guedes de Guedes.

Segundo o advogado da comunidade, Fernando Prioste, o próximo passo, agora, será a publicação do decreto presidencial de desapropriação do território. Em seguida, vem a fase de desintrusão de ocupantes não quilombolas e, por fim, ocorre a emissão do título de propriedade coletiva à comunidade.

Publicidade