[Fechar]

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NESSE DOMINGO (19), NESSE ANO TERÁ UMA SEMANA A MAIS E MENOR ECONOMIA DE ENERGIA.

NA MEIA NOITE DESSE SÁBADO PARA DOMINGO, 19/10, ADIANTE SEU RELÓGIO EM UMA HORA.



O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica. A ideia é de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol, mas isso só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.

Nesse ano o horário de verão 2014 começa as 00h00min. de domingo dia 19 de outubro e os relógios devem ser adiantados em uma hora e termina as 00h00min. de  domingo dia 22 de fevereiro  de 2015.

O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, informou nesta terça-feira (14) que o país deve economizar R$ 278 milhões com a implantação da 39ª edição do horário de verão, a partir do dia 19.
Na última edição, a economia de energia foi de R$ 405 milhões. O motivo da queda na economia é que há uma demanda maior de geração de energia, já que choveu menos, afirmou o secretário. Ainda assim, ele diz que a medida vale a pena.

A medida vai valer por 126 dias – cinco a mais do que a média dos últimos 15 anos, afirmou, e uma semana a mais do que a última edição do horário de verão, a prorrogação ocorreu para evitar que o fim da medida acontecesse no carnaval.

Os estados em que o horário de verão vai vigorar são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Nos demais estados o horário continua sendo o mesmo.
Publicidade