[Fechar]

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Casos de violência contra idosos aumentam em Guarapuava

Neste ano, registros já passam de 120, diz Centro de Assistência Social.
Maioria dos casos são relacionados à maus-tratos, abandono e negligência.

Neste ano, o número de casos de violência contra idosos registrados em Guarapuava, na região central do Paraná, já passa de 120, segundo dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município. Além disso, os registros de violência contra pessoas da terceira idade na cidade aumentaram de 83 para 239, entre 2007 e 2013.

O Creas aponta que as mulheres idosas são as que mais sofrem com a violência em Guarapuava. “A maioria dos casos estão relacionados a maus-tratos, abandono, negligência e omissão. Não existe um entendimento por parte de outros familiares de que o direito do idoso parte da família e que todos os membros têm obrigação de prestar cuidados ao idoso”, diz a assistente social Cibeli Tozzi Pereira.

Em Guarapuava, os idosos que não têm mais família, que são abandonados ou sofrem algum tipo de violência doméstica podem ser atendidos no SOS da cidade. A instituição pública acolhe essas pessoas, mas, atualmente, só tem capacidade para 40 idosos.

A prefeitura afirma ter projetos para prevenir que os idosos fiquem nessas situações de risco. Entre os projetos estão grupos de convivência que oferece atividades de recreação, lazer e palestras com informações sobre os direitos apontados no estatuto do idoso. “Isso para mim é muito importante, porque eu vivo. Sou uma mulher feliz porque eu fico junto deles. Quando você não tem doença, não tem dor, não tem há tristeza. Nada te abate”, diz a promotora de eventos de 63 anos, Anair Meira da Cruz.
Publicidade