[Fechar]

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Colheita e venda do pinhão é liberada em todo o Paraná

Proibição no 1º semestre ocorreu por causa da reprodução da araucária. 
Semente pode ser consumida durante todo o ano; veja dicas.

Semente poderá ser consumida a partir desta terça-feira (15)  (Foto: Divulgação / IAP )Semente poderá ser consumida a partir desta
terça-feira (15) (Foto: Divulgação / IAP )
A colheita, o transporte, a venda e o consumo do pinhão foram liberados no Paraná a partir desta terça-feira (15). Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a proibição ocorre normalmente no primeiro semestre do ano para garantir a reprodução da araucária, árvore que está ameaçada de extinção.

"Além de ser nesse período que ocorre a proliferação da araucária, o fruto serve como alimento para diversas espécies da fauna. Dessa forma, garantimos a continuidade de sua existência e também podemos saborear os nossos pratos típicos nessa época”, esclarece o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
Como conservar
A semente pode ser consumida o ano todo, desde que bem conservada, segundo os pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para garantir a qualidade, segundo eles, é preciso observar alguns aspectos, como a maturação e a forma como foi colhido. Na geladeira, por exemplo, deve ficar na gaveta de legumes e sob uma temperatura de, no máximo, 12ºC. Veja outras formas de conservação da semente.

Fonte: http://g1.globo.com/pr
Publicidade