[Fechar]

quarta-feira, 12 de março de 2014

Violência na região mantém patamar nos últimos dois anos, mostra secretaria

Números de crimes letais, como assassinatos, latrocínios e lesão corporal seguida de óbito tiveram pequenas variações para mais ou para menos nas áreas integradas de segurança pública de Guarapuava e Laranjeiras do Sul

                                             Três dos crimes no ano passado ocorreram no 
                                                 Parque do Lago envolvendo brigas de adolescentes (Foto: Arquivo Diário)
 A quantidade de mortes por crimes contra a vida nas Aisp’s (áreas integradas de segurança pública) de Guarapuava e de Laranjeiras do Sul pouco variaram entre 2012 e 2013. As estatísticas constam nos relatórios anuais da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Cada uma das regiões registrou, respectivamente, 84 e 30 óbitos no ano passado, contra 90 e 27 em 2012.
Os números são a soma da quantidade de homicídios, latrocínios – roubos seguidos de morte – e lesão corporal com vítima em óbito posteriormente. A 7ª Aisp, com sede em Guarapuava, abrange outras 13 cidades do Centro-Sul paranaense. A 8ª Aisp, sediada em Laranjeiras do Sul, contempla mais nove municípios da região conhecida como Cantuquiriguaçu.
Guarapuava concentra o maior número de assassinatos. Em 2013 foram 40 homicídios dolosos (com intenção de matar) registrados, contra 43 no ano anterior, o que representa uma queda de 6,7%. A proporção de crimes é de um para cada 4.394 habitantes (conforme estimativa
populacional do IBGE).
Na 7ª Aisp, os demais municípios tiveram pequena variação. A segunda cidade com maior quantidade deste tipo de crime é Prudentópolis, que teve 17 homicídios nos últimos dois anos, sendo nove no ano passado. Pinhão aparece em seguida, com nove, sendo cinco no ano passado. Pitanga registrou oito e uma redução de cinco para três homicídios em 2013. Já a taxa de homicídios foi maior nos pequenos municípios, como Boa Ventura de São Roque, que, com dois assassinatos, teve um crime para cada 3.351 habitantes no ano.  Manoel Ribas, com quatro homicídios, aparece em seguida, com um crime para cada 3.402 moradores.
Os crimes de lesão corporal seguidos de morte mais que dobraram na 7ª Aisp, subindo de cinco para 12 nos últimos dois anos. Guarapuava é o município que mais contribuiu, pois teve elevação de dois para oito casos registrados.
Por outro lado, houve redução em 70% na quantidade de latrocínios na 7ª Aisp. Apenas Guarapuava registrou este tipo de crime no ano passado, com três casos, frente a nove de 2012. O décimo latrocínio no ano retrasado ocorreu em Pitanga, que não teve registros no ano seguinte.
Fonte: Diário de Guarapuava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade