[Fechar]

terça-feira, 25 de março de 2014

Pinhão só poderá ser colhido no Paraná após o dia 15 de abril, diz IAP

Pessoa flagrada colhendo o fruto será autuada e terá que pagar multa.
Objetivo é regular a colheita e garantir o consumo sustentável.

                                                 
                                                  Presidente do IAP defende o amadurecimento
                                                                      natural da pinha (Foto: Divulgação/IAP)
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou, nesta terça-feira (25), que a colheita e a comercialização do pinhão somente será permitida a partir do dia 15 de abril. Antes disso, qualquer pessoa que for flagrada colhendo a semente estará sujeita a responder um processo administrativo ou até um processo criminal, além de receber autuação por infração ambiental e pagar multa de R$ 300 para cada 60 quilos da semente. Essas normas, segundo o IAP, têm como objetivo regular a colheita.
“É importante respeitar o amadurecimento natural da pinha, pois além de ser nesse período que ocorre a proliferação da araucária, o fruto serve como alimento para diversas espécies da fauna. Dessa forma, garantimos a continuidade de sua existência e também podemos saborear os nossos pratos típicos nessa época”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
O IAP informou, também, que a comercialização das pinhas que apresentam cor verde, cujas sementes apresentam casca esbranquiçada e úmida também estão proibidas.
Fonte: http://g1.globo.com/pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade