[Fechar]

terça-feira, 11 de março de 2014

'Policiais na rua serão prioridade', diz secretário de Segurança Pública



Leon Grupenmacher é médico e comandava Polícia Científica do PR. 
Novo secretário listou prioridades para o início da gestão; confira.

 Leon Grupenmacher é o novo secretário de Segurança Pública do Paraná  (Foto: Adriana Justi / G1)

 Leon Grupenmacher é o novo secretário de Segurança
Pública do Paraná (Foto: Adriana Justi / G1)
O novo secretário de Segurança Pública do Paraná, Leon Grupenmacher, disse ao G1, na manhã desta terça-feira (11), que foi pego de surpresa ao ser escolhido para assumir a nova pasta.  "Acho que foi uma solução caseira para manter uma equipe que vinha funcionando bem. Algumas peças da equipe vão ser mantidas, outras, lógico, terão que ser trocadas. O apoio das polícias civil e militar será extremamente importante", declarou. O nome de Grupenmacher foi anunciado na segunda-feira (10). A posse estava marcada para esta terça-feira, porém, ele declarou que dispensa formalidades.
Leon é médico legista concursado do Paraná desde 1997. Ele deixa o cargo de diretor-geral da Polícia Científica, que engloba o Instituto de Criminalística (ICP) e o Instituto Médico-Legal (IML), para ocupar a vaga que foi deixada em aberto desde a saída do ex-secretário Cid Vasques, há 20 dias. Ele estava no cargo desde abril de 2013, quando havia sido nomeado justamente por Vasques para modernizar os procedimentos de perícia da Polícia Civil. "Foi um período de aprendizado e que acrescento
O novo secretário destacou que a prioridade será manter os policiais na rua e listou algumas ações para o início da gestão. "Nós teremos o lançamento dos dados da Operação Verão, que foi um sucesso. Também vamos resolver alguns problemas com relação ao combustível  e a manutenção dos veículos que estão parados na Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Isso é fundamental, não tem como fazer o policiamento sem combustível nos veículos", acrescenta.
Segundo ele, o número de carros parados é mínimo, mas causa impacto em relação a população em geral. Além disso, Leon também relatou que precisa tomar ciência de alguns projetos para fazer as possíveis alterações  e dar andamento. Um dos projetos importantes, garante ele, é o da  Unidade Paraná Seguro (UPS). "Qualquer tipo de polícia que esteja no meio da comunidade vai ajudar. Nós queremos o que todo mundo sonha - sair de casa e se sentir seguro", declara.
A transferência definitiva de presos das delegacias de polícia para as penitenciárias também será prioridade, conforme Grupenmacher. "Delegacia não tem que ter preso sendo mantido. Nosso trabalho é investigar e prender. Quem tem que manter esses criminosos é a Secretaria de Justiça (Seju). Se as cadeias tiverem que fazer isso, não teremos como manter os policiais na rua", explica.
Fonte:  http://g1.globo.com/pr/parana/noticia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade