[Fechar]

quarta-feira, 26 de março de 2014

Casos de tuberculose bovina preocupam criadores do PR

Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Ponta Grossa registram muitos casos.
Tuberculose bovina pode ser transmitida para o ser humano.

Os criadores da região de Guarapuava, no Paraná, estão preocupados com a quantidade de casos de tuberculose bovina. Muitos animais foram sacrificados e agora os esforços são para prevenir que a doença se espalhe.
Recentemente Daniel de Weber teve que sacrificar uma vaca por causa da tuberculose bovina. Foi o quarto animal que ele perdeu com a doença.
O pecuarista não foi o único que registrou perdas na região de Guarapuava, no ano passado, Alisson Rickle sacrificou 42 vacas com tuberculose.
Agora, para não ver a história se repetir, Alisson começou a fazer exames nas 200 cabeças de gado da família. O exame tem que ser feito, pelo menos, uma vez por ano e demora menos de 10 minutos em cada animal.
De acordo o último estudo feito pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), as regiões de Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Ponta Grossa apresentam o maior número de casos registrados de tuberculose.
Além do temor de novos casos surgirem no Paraná, outro fator que preocupa é que a tuberculose bovina pode ser transmitida para o ser humano se ele consumir leites ou derivados contaminados.
"Existe o alerta para a população não ingerir leite cru, que não passou por processo de pasteurização, como também os subprodutos. Muitas pessoas compram esses produtos informalmente e podem se contaminar”, explica Rodrigo Córdova, chefe da Vigilância Sanitária de Guarapuava.
Para continuar fornecendo leite para os laticínios e agroindústrias, os criadores do Paraná têm até o fim de maio para comprovar que o rebanho está livre da tuberculose. A Agência Agropecuária do Estado vai indenizar os criadores que sacrificarem animais.
Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade