[Fechar]

sábado, 29 de março de 2014

Falta de conversa entre prefeitos deixa balsa parada há dois anos

Problema afeta moradores de Laranjal e Nova Cantu, na região central.
Prefeitos jogam o problema um para o outro e moradores reclamam.

Há dois anos, moradores de duas cidades da região central do Paraná lutam para poder ir de um município ao outro com uma viagem mais curta. Segundo eles, a balsa que liga as duas cidades, por meio de uma comunidade rural, está quebrada e os prefeitos de Nova Cantu e Laranjal não se conversam para resolver o problema. Com isso, a viagem que poderia ter apenas 35 quilômetros precisa ser feita por outra rodovia, aumentando o percurso para cerca de 100 quilômetros.
Outra alternativa, promovida pelos próprios moradores, é atravessar o rio de canoa. Crianças, adultos e até motocicletas dividem as embarcações, num serviço prestado pelos vizinhos, que tentam reduzir o problema, mas que acabam não conseguindo oferecer  a segurança da balsa.
Joel Correia ajuda os vizinhos e diz que tenta apenas ajuda-los. “A gente faz um favor, porque tem muitos amigos aqui que precisam. Na hora do almoço, da tarde, quando estou em casa, eu faço esse serviço aqui, para ajudar os amigos”, diz.
O boiadeiro João Batista vê no bote a única forma de levar a filha, Maria Eduarda, de sete anos, diariamente à escola. “O sofrimento nosso aqui é esse, com o bote e o perigo, pois não tem a balsa”, reclama.
No bote, não há coletes salva-vidas e o trajeto tem ao todo 100 metros. “Todo dia tem que passar de bote, Tenho que passar para ir e para voltar. Eu acho que é perigoso passar de bote. Quando chove, eu não posso passar”, conta Maria Eduarda.
Empurrando o problema
A situação não se resolve principalmente pela falta de diálogo entre os prefeitos. Um alcaide joga a responsabilidade do problema para o outro, enquanto os moradores pedem providências.
O prefeito de Laranjal, João Dutra (PR), alega que o problema não é dele, já que a balsa está na margem da cidade vizinha. “Eu não tive nenhum diálogo com o prefeito de lá. Não conversei com ele e não me preocupei em conversar com ele sobre esse assunto”, reconhece.
Já o prefeito de Nova Cantu, Airton Agnolin (PDT), diz que não vai arrumar a balsa. “Teríamos que fazer uma reforma completa nela. Infelizmente, por isso, nós não viabilizamos o retorno dela à água”, revela.
Fonte: http://g1.globo.com/pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade