[Fechar]

sábado, 29 de março de 2014

DEPENDENCIA QUIMICA: é uma doença cuja característica é o uso compulsivo de alguma substância...



A dependência química é uma doença cuja característica é o uso compulsivo de alguma substância, como álcool, cocaína, crack, maconha, medicamentos, LSD, entre outras, mesmo que este uso esteja trazendo prejuízos à vida social, familiar, profissional, financeira e física do usuário. 


O uso de álcool e drogas sempre esteve presente na humanidade. Ao longo dos tempos, diferentes formas de uso e diversos tipos de drogas contribuíram para que hoje tenhamos uma epidemia de uso e de problemas ligados às substâncias. Na sociedade atual as drogas têm sido toleradas em todos os segmentos, banalizando o uso e seus efeitos. Conhecer a doença e as formas de tratamento desmistifica ideias errôneas e salva muitas vidas.

A falta de informação das pessoas sobre a doença faz com que tratem o dependente como imoral, sem força de vontade, sem amor à família ou sem um propósito na vida.

Nem todas as pessoas que experimentam alguma droga irão desenvolver a dependência, porém de 10 a 15% irão desenvolver.

Quem são essas pessoas? Existem estudos que comprovam que 60% dos fatores determinantes são geneticamente herdados e no estudo da família sempre encontraremos, até a terceira geração, outros dependentes de álcool e outras drogas.

Além do fator genético, observamos que essas pessoas apresentam traços de personalidade comuns, como o prazer no risco, em viver perigosamente, dificuldade em aceitar regras e limites, contestam a autoridade dos outros, não terminam o que começam, são compulsivos por qualquer coisa que dê prazer (comida, sexo, jogo), são impulsivos e podem apresentar transtornos de personalidade, como depressão, fobia social, distúrbio de pânico, ansiedade generalizada, bipolaridade, psicoses e déficit de atenção/hiperatividade.

Na medida em que os problemas escolares, profissionais e familiares aumentam, o usuário de drogas se vê impulsionado a consumir mais para aliviar a culpa, o medo, a raiva, a vergonha, a depressão, a ansiedade e o remorso. E com isso fica preso em uma armadilha emocional e física, porque o efeito da droga já não é mais o mesmo da primeira vez.

Quando o dependente faz uso da droga e os efeitos começam a passar, ele sente o sofrimento da falta, a crise de abstinência. Os sintomas são específicos de cada droga, mas sempre geram muita angústia, depressão, ansiedade, irritabilidade, confusão mental, afetiva, insônia, falta de apetite. E para aliviar estes sintomas, usa novamente fazendo um círculo vicioso.

Muitas vezes, começa trocar uma droga pela outra para suportar a falta e a crise de abstinência. Este uso compulsivo e a mudança de comportamento demonstram a perda da capacidade de analisar, raciocinar, interpretar e decidir sobre a sua vida. O dependente fica refém do efeito da droga e a família refém do seu comportamento de uso. Todos ficam confusos e instáveis. Quanto mais uso, mais problemas. Quanto mais problemas, mais ele usa.

É importante saber o que é dependência química e os sinais mais claros, pois pode ter um amigo, parente ou conhecido apresentando os sintomas, sem saber exatamente o que é, nem como tratar. E quais são estes sinais?

1. Uso compulsivo de uma substância mesmo que esteja causando problemas a sua vida e de outras pessoas.
2. Percepção subjetiva dos efeitos nocivos do uso de drogas, isto é, não consegue associar o uso aos seus problemas. Pensa que usa drogas porque tem problema, mas na realidade tem problemas porque usa drogas.
3. Apresenta sintomas de abstinência da falta da droga e volta ao uso para aliviar estes sintomas.
4. Há aumento de tolerância, necessitando usar com maior frequência e mais variedade de drogas para controlar os efeitos desejados. Por exemplo: usa o álcool para controlar os efeitos da cocaína, faz uso da maconha para controlar a falta do álcool.
5. Apresenta perda da autocrítica e da consciência, passando a mentir, manipular ou fazer chantagem emocional para continuar usando.
6. Minimizam as consequências sempre com desculpas para justificar o uso, como dizer que maconha é natural, que álcool é uma forma de socializar-se, que todo mundo bebe.
7. Têm perdas afetivas, mudanças de amizades, problemas profissionais e financeiros decorrentes do uso.
8. Fazem várias tentativas e promessas de parar, sem sucesso.
9. Nega que precisa de ajuda e que o uso da droga esteja trazendo problemas.

Fonte: http://cleuzacanan.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade