[Fechar]

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CACIQUE E VICE CACIQUE DA RESERVA INDÍGENA DE MANGUEIRINHA SÃO PRESOS PELA POLICIA FEDERAL –

E novamente está instalada dentro da reserva indígena de Mangueirinha, cujas terras também se estendem pelos municípios de Coronel Vivida e Chopinzinho, uma grande tensão.

O cacique Romancil Kretã e seu vice, João Carlos Mader, foram presos pela policia federal nesta manhã de quinta-feira (23/1). João Carlos Mader foi preso por volta de 6 horas da manhã, em sua casa, no interior da reserva, numa operação da Policia Federal, delegacia de Guarapuava, que empregou a utilização de trinta e cinco policiais federais, com o apoio de quinze (15) policiais da ROTAM do 3º Batalhão da Policia Militar, em Pato Branco. Kretã, segundo informações do delegado da policia federal que coordenou a operação, se apresentou no final da manhã à policia federal, em Curitiba. Outros índios, integrantes da lideranças do cacique Kretã foram detidos, mas foram ouvidos e liberados.

Segundo explicou o delegado da policia federal Mauricio Todeschini, pesam contra o cacique Romancil Kretã e sua liderança, as mesmas acusações pelas quais o ex-cacique Valdir Kokoy dos Santos e a liderança dele foram destituídos em novembro de 2012.

Conforme Todeschini, Romancil Kretã e sua liderança são acusados de utilizar-se da mesma truculência que diziam ser vitimas quando Kokoy era o cacique. Alguns indígenas procuraram o ministério público federal, em Pato Branco, reclamando que estavam sedo coagidos pelo atual cacique e sua liderança. As denúncias apontam que Kretã mantinha uma milícia com cerca de setenta (70) homens armados, e com este grupo ameaçava, agredia (há denúncia de lesão corporal com fotos), casas destruídas e até expulsavas indígenas que não eram bem quistos ou que representavam ameaça para a atual liderança. Ao todo são onze (11) crimes listados e pelos quais Kretã e Mader foram presos.

Fonte: Adelino Guimarães Rádio vóz Coronel Vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade