[Fechar]

terça-feira, 29 de outubro de 2013

I Seminário Municipal de Diversificação, que aconteceu no Centro de Eventos de Boa Ventura de São Roque




















O Instituto EMATER, através do Programa PRÓ-RURAL, realizou neste dia 24, quinta-feira, o I Seminário Municipal de Diversificação, que aconteceu no Centro de Eventos de Boa Ventura de São Roque, região de Ivaiporã. Participaram do evento cerca de 60 agricultores familiares, entre eles jovens, e lideranças municipais, como o Secretário Municipal de Agricultura, Aroldo Ribeiro e o Exlmo. Prefeito Sr. Waldemar Gralak. O evento abordou os seguintes eixos de produção: Plantas Medicinais, Horticultura e Piscicultura. A intenção foi demonstrar exemplos locais e regionais através de relatos de experiências, evidenciando as possibilidades e os desafios encontrados nestas cadeias produtivas. 
Boa Ventura de São Roque tem hoje, 1.200 famílias que sobrevivem com a agricultura familiar, e a horticultura, depois do leite e do cultivo de erva-mate, é a principal atividade de renda de boa parte destas famílias, seguida também pela produção de plantas medicinais. Assim sendo, o seminário pretende, além de colaborar com dados técnicos de produção, abordar outra grande limitação encontrada no município: a comercialização, principalmente das plantas medicinais, devido à falta de secadores em nível de propriedade. Outra atividade comum em muitas propriedades do município é a piscicultura, e por esta razão foi convidado para o evento, o Engenheiro de Pesca Luiz Eduardo Sá Barreto (Lula), da Emater de Cambé, que abordou as questões ligadas à produção de peixes para 
consumo familiar e em escala comercial, fazendo-o através da exposição dos entraves e potencialidades da atividade, com base no perfil do município, e da própria região. 
A iniciativa do seminário é da Extensionista da Emater, a Engª Agrônoma Gisiane July Ströher, que presencia a angústia dos produtores no dia a dia, não relacionada apenas às questões ligadas à produção, mas no que diz respeito à continuidade destas atividades por parte dos jovens da propriedade e, por este motivo, convidou para participar também do evento os filhos e filhas destes produtores rurais. “A ideia é dar o primeiro passo para fortalecer este segmento de agricultores, mostrar que a horticultura e as plantas medicinais, ou mesmo a piscicultura, são opções significativas de renda das propriedades, desde que bem planejadas e organizadas”.
Também prestigiaram o evento, a Gerente Regional da Emater de Ivaiporã, a Médica Veterinária Vitória Holzmann, o Vice-prefeito de Santa Maria do Oeste, Sr. Oscar Delgado, e o Secretário Municipal de Agricultura, Clemente Borechi.
Além da Secretaria Municipal de Agricultura e a Cooperativa de crédito Cresol, são parceiras do evento as cooperativas Copaflora e Cooperagro, além da empresa Brookfield Incorporações. 

http://www.boaventura.pr.gov.br/noticias_abrir.php?noticia=89

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade