[Fechar]

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Amocentro apresenta moção para volta da regional da Funai | Turvo/Pr

Amocentro apresenta moção para volta da regional da Funai | Turvo/Pr
Prefeitos que compõem a Amocentro (Associação dos Municípios do Paraná) estão unidos para que a região centro volte a ter  a Superintendência da Funai (Fundação Nacional do Índio). Com a reestruturação da Funai em 2009, as superintendências do Paraná, incluindo a de Guarapuava, foram centralizadas em Chapecó (SC), como parte da região sul nacional. Porém, uma conciliação entre o Ministério Público e a Fundação determina que dentro de 200 dias a superintendência retorne para o Paraná.

“Temos reserva no nosso município e em outros quatro que compõem o escritório de Guarapuava e sabemos das dificuldades para resolver qualquer problema. Tudo tem que ser encaminhado para Chapecó”, diz o presidente da Amocentro, Marcos Seguro, prefeito de Turvo.
De acordo com a Coordenação Técnica Local (CTL), de Guarapuava, Urbano Guzzo, o escritório não possui autonomia e isso dificulta o trabalho. “Temos cinco aldeias na nossa jurisdição e cerca de quatro mil índios e tudo tem que ser enviado à Chapecó. É muito difícil”, observa. As aldeias indígenas estão localizadas em Ortigueira (Queimadas), Cândido de Abreu (Faxinal), Manoel Ribas (Ivaí), Inácio Martins (Rio da Areia) e Turvo (Marrecas). Parte da reserva de Marrecas pertence a Guarapuava.
Reserva indígena Marrecas, em Turvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade