[Fechar]

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CREA-PR fiscalizou nesta sexta-feira cooperativa em Turvo....

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná esteve hoje pela manhã, nas instalações da Coopaflora (Cooperativa de Produtos Agroecológicos, Florestais e Artesanais de Turvo). A visita dos fiscais faz parte de uma operação de fiscalização especializada de plantas medicinais em todo o Estado.
A cooperativa é formada por 120 produtores, sendo 80 deles agricultores familiares de Turvo, e outros 40 residentes no município vizinho, Boa Ventura de São Roque. Possui uma pequena agroindústria para embalar os produtos numa localidade rural a cerca de sete quilômetros de Turvo e a sede no parque industrial da cidade, onde ficam os equipamentos para a secagem e à armazenagem de cerca de 32 espécies de plantas medicinais. Entre elas estão a sálvia, o alecrim, a camomila, a manjerona, manjericão, alcachofra, menta, melissa e orégano. De acordo com a direção da Coopaflora, toda a produção é orgânica.
Durante a visita, os fiscais e engenheiros agrônomos Ricardo Araújo e Marcel Hiroaki Kagueyama aplicaram um questionário à direção da cooperativa e coletaram informações e fotografaram instalações e equipamentos da cooperativa. O material irá subsidiar um relatório analisando o acompanhamento técnico e as condições de produção da cadeia produtiva de plantas medicinais no Paraná.
A ação verificou a presença de profissionais habilitados na cooperativa, se os agricultores familiares recebem assistência técnica tanto na produção quanto no processamento e beneficiamento dos produtos. Também checou se as instalações da cooperativa oferecem condições mínimas de sanidade para o beneficiamento e transporte da produção. Participaram também da fiscalização a Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
A cooperativa mostrou boa organização em infraestrutura, apresentada pela presidente Ivone dos Santos Vaz. Mas esbarra na dificuldade financeira tanto própria quando da organização não-governamental IAF (Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort), que apóia o trabalho dos cooperados. Além disso, as instituições sentem a carência de profissionais especializados na atividade do cultivo de plantas medicinais. Quatro técnicos da prefeitura de Turvo oferecem assistência aos cooperados, mas o número de profissionais é pequeno, comparado a todo o público de agricultores familiares dentro e fora da cadeia produtiva de plantas medicinais que são assistidos pelo município.
Após a visita às instalações da Coopaflora, os fiscais do Crea, acompanhados do facilitador do Núcleo Especializado em Fiscalização Sudoeste, engenheiro agrônomo Victor Ramos, do conselheiro do CREA-PR e representante da Aeagro (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava), Rodrigo Luz Martins, sugeriram ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jeronimo Gadens do Rosário, firmar o convênio Campo Fácil. O programa oferece a prestação de serviços agronômicos, através da contratação de um profissional pela prefeitura, orientado e treinado pela entidade de classe e o programa Procrea. O secretário demonstrou interesse em conhecer melhor o convênio e deve estudá-lo para parceria futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade